domingo, junho 12, 2022

Disponha-se e prepare-se

      “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.João 16.33

      Vencemos o pecado quando estamos fortes, somos fortes quando obedecemos a Deus e somos úteis, para sermos úteis precisamos estar preparados e dispostos. Para que estamos dispostos neste mundo? Uns estão dispostos sempre para coisas erradas, mas outros nunca estão dispostos, ainda que façam muitas coisas e até sejam bem sucedidos, no fundo gostariam de fugir para longe e nada fazerem. 
      Isso não significa que esses sejam vagabundos, pode ser bem o contrário, mas eles são infelizes, não se descobriram ainda e nem ao verdadeiro Deus. Fazem por obrigação ou para que os outros vejam e os aprovem, mas não porque sentem-se bem. Neste mundo todos temos que nos esforçar, a vida não é fácil e cada dia é luta, totalmente satisfeitos nunca seremos, isso é fato, viver é superar a dor de viver. 
      Mas podemos ter paz se nos dispusermos a fazer a coisa certa, em Deus entendemos qual é a coisa certa a fazer. Para essa coisa acharemos forças para estarmos preparados, para sermos úteis, servindo não só a nossas necessidades imediatas, mas aos outros. A tarefa mais importante que somos chamados a fazer neste mundo é espiritual, não é material, assim não basta vigor físico, é preciso envergadura moral.
      Ser forte para sair para o mundo, matar um leão por dia, retornar para casa cheio de grana, então relaxar a troco de vícios e remédios, é ser fraco. O forte faz o que precisa para ter uma vida digna neste mundo, mas tem tempo e forças espirituais para servir a Deus, não só a si mesmo. Só quem serve a Deus pode servir os outros, só quem se dispõe a obedecer o Senhor achará alegria na santidade vigilante. 
      Deus fala conosco, muito mais que respondendo às nossas aflições diárias, para nos animar a seguir em nossas provações. O Espírito Santo tem muito a nos ensinar sobre o universo, o mundo espiritual, a razão de existirmos, vivermos e morrermos. Quem ouve Deus revelar mistérios? Quem se dispõe a isso e se prepara com santidade. Para isso é preciso aprender não só a falar com Deus, mas a ouvi-lo. 
      Quando aprender a se equilibrar no estreito caminho, não pendendo nem para os prazeres imediatos da carne, nem para as mistificações das religiões, quando se manter nessa posição não por sua força, mas pela leveza do espírito que não se deixa pesar, nem pela culpa do passado nem pela ansiedade do futuro, então, terá calada a alma o suficiente para ouvir a voz do Espírito Santo, estará preparado e disposto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário