sábado, junho 04, 2022

Salvação vem do Senhor

       “Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou. Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam. Levanta-te, Senhor; salva-me, Deus meu; pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios. A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção.Salmos 3:5-8
 
      A segurança que nos faz deitar, dormir e acordar em paz, baseia-se na fé que o Senhor nos sustenta. Muitos não querem se deitar, muitos se deitam e não conseguem dormir, muitos dormem e não querem acordar, muitos acordam e não têm paz. Vivemos um momento onde os jovens não querem dormir, querem estar “ligados” o tempo todo para exibirem vida, atitude, agitação e prazer. Assim muito se consome música ruim, álcool e “inas”, legais ou ilegais, normal é estar “aditivado”. Deseja-se viver uma hora em um minuto como se o mundo fosse acabar no minuto seguinte. Uma geração mal criada, despreparada para adversidades, que se acha no direito de tudo e que não aceita o sofrimento da maneira certa, quer ser jovem para sempre. 
      Mas a geração atual se mira em pais e avós desestruturados e irresponsáveis, que também não querem envelhecer, só terem prazer, rápido e sempre. Não podemos generalizar e também não podemos culpar muitos que mal suportados por governos de corruptos têm que sobreviver sem infraestruturas básicas, sem saúde, sem educação, sofrendo racismos e violências. Com momentos de vida tão inviáveis, onde se trabalha muito, ganha-se pouco e não se tem tempo para arte e lazer, resta os vícios para consolar e entregar algum prazer, assim, ninguém quer dormir, ninguém pode dormir. Quem consegue viver bem sem descanso apropriado, não só físico como emocional? Inicia-se aí um loop que produz e mantém uma sociedade doente.
      Por isso tantos até se deitam, mas não conseguem dormir, como relaxar quando não se sabe como será o dia de amanhã, ou quando se tem certeza que será igual ao dia de hoje, que nada mudará para melhor? Sem esperança o homem não vive, sobrevive, tenta manter o corpo funcionando, mas mente e sentimento estão enfermos. Uma pequena parcela da sociedade, com mais grana, se alimenta melhor, tem planos de saúde, educação e consequentemente ocupa os cargos mais importantes para dirigir a sociedade. Mas esses serão líderes inadequados, nunca sofreram como a maioria, como poderão entendê-la? Mas esses também sofrem, assim consomem tratamentos psiquiátricos, enquanto acumulam dinheiro para terem férias caras e tentarem dormir. 
      Por depressão ou dependêmcia química muitos não querem acordar. Para quê? Para enfrentarem realidades insatisfatórias? Assim consome-se não só álcool e drogas, mas também entretenimento escapista, para tentar simular a paz que só uma vida resolvida em Deus pode dar. A solução é espiritual, não física ou emocional, só paz de espírito mantém no coração uma esperança, não utópica e insana, mas inteligente e humilde, e isso é possível mesmo com poucos recursos materiais. Mas é para não acordar para a realidade que muitos também lotam templos onde pregadores hereges e mal intencionados pregam fé cega num falso Deus que dá tudo ao que crê. Contudo, uma hora todos têm que acordar, encarar a real e seguir vivendo, ainda que sem paz. 
      Paz, palavra pequena, tão falada e cantada, mas tão difícil de ser experimentada e mantida. Ele é vivida com trabalho, não físico, mas espiritual, vida de oração é a única coisa que pode nos dar uma paz de qualidade. Quer paz sempre? Busque e ache a Deus sempre, não tente substituir isso com drogas, comida, sessões psicoterápicas, remédios, lutas por causas sociais, fé cega ou mesmo com a lucidez da ciência. Se falta de paz é problema espiritual só um Deus espiritual que interage com nossos espíritos pode resolver o problema. Infelizmente, como há pessoas bem intencionadas, trabalhadoras, inteligentes e estudadas ou crentes e consagradas, materialistas ou espiritualizadas, mas sem paz, acordam assim por terem que enfrentar mais outro dia. 
      Eu me deitei e dormi, acordei, porque o Senhor me sustentou, parece simples, mas são coisas preciosas que temos neste mundo, que nos renovam para continuarmos vivendo e lutando pelo melhor. Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam, isso é metafórico para o ser humano civilizado atual, mas como é verdade, como nos sentimos assim, como se muitos estivessem contra nós e nos cercassem. Mas a salvação vem do Senhor, ainda que sejamos equilibrados, que lutemos pelos nossos direitos, que respeitemos o planeta, que ajudemos os pobres, que cuidemos de nossas saúdes físicas e mentais, que demos à ciência sua prioridade, que sejamos fiéis com alianças, que trabalhemos e muito, só Deus nos sustenta. 
      Não é nosso trabalho que nos sustenta, assim como não são os homens que nos desestabilizam, a salvação vem do Senhor. Os que não aceitarem isso se verão fracos, insatisfeitos, tristes e sem paz, mesmo depois que tiverem feito tudo certo. Os que não se sustentarem em Deus serão presas fáceis do ser mais fraco e mentiroso, seja humano, seja espiritual. Não brigue com os homens, busque e ache a Deus, não se fie no que teus olhos, físicos, emocionais ou espirituais, veem, mas confie na paz de Deus. Acerte-se com Deus e ninguém poderá usar nada, nem teus erros, contra você. Não temos inimigos fortes, somos nós que podemos estar como oponentes fracos. Sobre o teu povo seja a tua bênção, Senhor, sobre aqueles que confiam em ti. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário