quinta-feira, junho 16, 2022

Paz, temos de verdade?

      “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.Filipenses 4.6-7

      Por mais difícil que seja entender é justamente por colocarmos outras virtudes na frente da paz, é que não conseguimos provar essas outras virtudes. Junte à paz a santidade, eis as virtudes que são bases para todas as outras. Somente santos e em paz temos paciência para amar, fé para crer corretamente, e não em qualquer coisa, domínio próprio para vencer o pecado do dia a dia, lucidez para sermos justos e misericordiosos. Sem paz não conseguimos nos aprofundar numa experiência de oração, ficamos com nossas mentes andando em círculos, não conseguimos a leveza para achar a vontade de Deus. 
      Muitas vezes vivemos sem paz, e podemos fazer isso enganados por outros sentimentos, que de alguma maneira não machucam, ainda que nos mantenham sem tranquilidade espiritual. Quando você vai comprar alguma coisa, sabendo que enfim tem grana para pagar, você fica excitado, nessa expectativa não há paz, mas o que importa não haver paz? A sensação de que terá em breve algo agradável para usufruir supera a falta de paz. Contudo, é em situações assim que cometemos grandes erros, pagando mais caro que precisaríamos para termos algo depressa, sem paciência para esperar. 
      Substituímos a paz mais profunda e pura pelos prazeres passageiros da carne, que como vícios precisam ser repetidos e repetidos, para que a falta de paz não nos machuque. Existem coisas que são virtuosas e mesmo religiosas, mas que buscamos pelo prazer que elas nos dão no corpo, novamente para substituirem a paz maior. O cristianismo ocidental, baseado numa vida mais materialista, que busca a Deus mas para ser bem sucedido no mundo físico, prova menos paz que religiosos orientais, por exemplo, que enfatizam meditação e conhecimentos espirituais para estarem preparados para a eternidade. 
      Talvez seja por isso que a mídia promova tanto a ioga e menospreze a oração cristã, e não estou aqui defendendo a boa intenção da mídia nem a eficácia da ioga, contudo, se uma grande maioria precisa de comida, uma minoria, mas que manda na mídia, precisa de paz. Qual a extensão da paz que retêm evangélicos que saem de cultos repletos de música sentimental e alta? Dura quanto essa paz? E não me refiro à impressão emocional que fica na alma, mas à paz profunda, que propicia outras virtudes e que mantém santidade e amor legítimos. Será que essa paz dura até que cheguem em casa? 
      Apesar de sentirmos certa tranquilidade depois que desabafamos, e participarmos de um período de louvor assim como de orações coletivas e em alta voz em igreja evangélica têm utilidade no desabafo, isso pode ser eficiente aos mais jovens, aos insanos ou a quem já estiver em paz. Contudo, para os maduros, a verdadeira paz só é conquistada com um encontro sério com Deus, que mude não só o emocional por algumas horas, mas suas existências de forma mais permanente. Um encontro sério requer escolhas profundas, que implicam em práticas e atitudes, não só em palavras e intenções. 
      Encontrar a paz maior pode não ser processo fácil, principalmente aos mais velhos, que podem ter se acostumado a vícios, incluindo vícios religiosos. Pode exigir de nós longos períodos de oração, onde se diz tudo, se chora tudo, depois se diz mais e se chora ainda mais, e então se cala. Quando calamos nossa primeira reação é parar de orar, mas é nesse ponto que devemos insistir em permanecer na presença de Deus. Ansiosos têm dificuldades de uma busca séria, precisam se acalmar profundamente, isso pode exigir até jejum de comida e bebida, para desintoxicar corpos viciados em excitantes. 
      O processo de busca da paz mais alta é processo de calar vozes, e creia, muitas vozes falam conosco, que podem não ser episódio esquizofrênico, mas sensibilidade espiritual mal direcionada. As outras vozes dizem de tudo, mas nunca nos deixam em paz, só nos fazem sofrer, contudo, se calam-se podemos ouvir somente a voz mansa do Espírito Santo. Ah, meus queridos, terrível e maravilhosa é a voz de Deus, quem a ouve é transformado, entende com clareza a vontade de Deus para sua vida e experimenta realmente a paz maior. Depois disso, e só depois disso, podemos orar sobre outras coisas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário