terça-feira, junho 28, 2022

Não custa caro, mas dá trabalho

      “E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.I Coríntios 13.3

      Minhas filhas têm vários tios, todos queridos, mas uma tia sempre mostra por elas um afeto diferenciado. Não passa aniversário, dia das crianças (ainda que não sejam mais crianças) ou natal, sem que a tia se lembre delas e lhes dê presentes, esses presentes têm uma característica. Eles não são necessariamente caros, mas são especiais, muitas vezes baseados num desejo que minhas filhas expressaram, sem qualquer segunda intenção, mas que a tia ouviu e memorizou. Depois, numa data festiva, a tia dá exatamente o presente que as meninas queriam. 
      Não, como eu disse, não precisam ser presentes caros, muitas vezes são coisinhas compradas em papelarias, mas algumas vezes são coisas que não têm em qualquer lugar. A tia com certeza reserva uma parte de um dia livre seu e procura, ela mora em São Paulo, capital, lá tem muitos lugares bacanas, mas tem que bater perna com certeza. A lição é: amar não custa caro, mas dá trabalho. Custa o que podemos gastar, nem sempre temos muito para gastar, mas com pouco podemos fazer alguém feliz se nos dermos ao trabalho. O que nos leva a esse trabalho? Amor, nada mais. 
      No final, o presente não é o objeto que se dá, seu custo, mas o que ele representa de carinho, o melhor amor é aquele que nos custa alguma coisa de tempo, de dedicação, de atenção, aliás, se dermos aos outros isso, nem importa o objeto que presentearmos. Nem precisamos gastar dinheiro, principalmente se não tivermos, mas se amamos algum sacrifício precisamos fazer, trabalho é sempre um sacrifício. Nesse caso um sacrifico de amor que fazemos com gosto, só para vermos uma pessoa feliz, sorrindo, lembrando-se de nós como alguém que a ama e sempre se lembra ela. 
      Não posso deixar de pensar num outro tipo de pessoa, que só se sente lembrado se recebe algum bem, algum dinheiro, e muitos só quando ganham muito dinheiro. Infelizmente existem pessoas assim, que só dão valor a quem lhes dá grana e também só se dão valor se derem grana aos outros, isso não é trabalho de amor, mas é tentar se vender ou comprar alguém com dinheiro, amor não se negocia. Algumas pessoas precisam saber que não precisamos do dinheiro delas, mas do respeito delas, quando se respeita também se ajuda com dinheiro, não como negócio, só como ato de amor. 

Um comentário:

  1. Otimo texto Zé. 👍
    Amor nao tem explicação. A gente faz coisas sem pensar. So q queremos o bem querer.

    ResponderExcluir