domingo, junho 26, 2022

Faça porque é o certo a se fazer

      “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.Lucas 2.14 

      Acredito que as pessoas de bem possuem dentro delas uma voz, mais forte que qualquer coisa, que diz a elas que devem fazer certas coisas. Essas coisas são coisas muito boas, moralmente altas, é ajudar os outros sem segundas intenções, é amar com pureza, não exigindo algo em troca, é perdoar ainda que se tenha sido muito injustiçado, é dar uma segunda chance mesmo a quem nunca nos deu nem uma primeira chance. Mas essa voz também diz que devemos ser santos, que nunca devemos banalizar o pecado, principalmente os secretos e solitários, que temos que crer sem ver, confiar em Deus em todo o tempo, buscar a paz e mantê-la dentro de nós para depois a vivermos com os outros. 
      Essa voz mais forte diz que não devemos desistir de buscar a Deus e obedecê-lo, que ainda que percamos tudo e todos, Deus tem um propósito bom, que nossa esperança no Senhor não é desprezada, que nossas vidas têm utilidade e alcançarão felicidade e dignidade. Ela fala que temos que ser bons porque isso é certo, não para nos acharmos e nos postarmos melhores que os outros, mas ainda que ninguém saiba ou note, devemos ser realmente espirituais, no modelo de ser humano ensinado pelo Cristo homem. Essa voz nos faz acreditar que fazer a coisa certa é nossa vocação maior, nossa mais alta prioridade, nascemos para isso, não para a fama ou para riquezas deste mundo.
      A voz mais forte que fala dentro dos seres humanos realmente de bem leva-os a confiar num Deus forte, não porque ele pode dar-lhes vitória sobre inimigos, aliás, seres humanos de bem não têm inimigos, não no que depende deles. Essa voz nos faz buscar forças no Senhor não para humilharmos, principalmente aqueles que nos humilham, essa voz nunca pede vingança. A voz mais forte que nos fala bondosa e mansamente, ainda que clara e poderosamente, muitas vezes não entendemos. Por que tanto bem deve ser feito sem motivos, sem desejo de recompensas, sem que nós e os outros mereçam esse bem? Mas ainda assim os homens de bem obedecem essa voz, pela fé.
      Fazer o bem porque é o certo a se fazer cala todas as outras vozes dentro de nós, as vozes da vaidade, da carência, da cobrança, que querem ver neste mundo nosso ego exaltado e os outros rebaixados. Quando se faz o bem sem esperar retornos, se faz e se fica em paz, a paz maior é silenciosa, não nos deixa vazios, mas limpos, serenos para que possamos ouvir ainda mais a voz mais forte do bem, a voz do Espírito Santo. Os seres humanos de bem conseguem acalmar seus interiores para que Deus seja glorificado dentro deles, em intenção reta, em tranquilidade de alma, em mentes focadas no Deus que está nas maiores alturas, que concede o bem a homens e mulheres realmente de bem.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário