segunda-feira, junho 20, 2022

Ensine a pensar

      “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.Filipenses 2.5-8

      Quando dizemos às pessoas que o que estamos falando é uma verdade, principalmente na área espiritual, colocamos as pessoas que discordam de nós, não contra nós, mas contra uma verdade. Isso até pode ser verdade, mas não é elegante, e pode até ser insano, já que nos colocamos como divinos e os outros contra algo divino. Será que Deus, que conhece toda a verdade, aprova isso? Jesus homem agiria assim? Isso tem alguma utilidade prática para mudar para melhor as pessoas? Ou na verdade essa postura é só arrogante insegurança, nos exalta, humilha os outros e afasta todos de Deus?
      Tenhamos certeza de nossas dúvidas, isso não é fraqueza, saibamos questionar, mas não tenhamos vaidade pelas nossas certezas, saibamos calar as respostas. O que não tem medo de revelar suas incertezas se mostra homem, igual, mas o que não lança na cara dos outros suas certezas, se mostra humilde, espiritual. A verdade mais alta se expressa em obras e virtudes de paciência, misericórdia e santidade, ela não leva os homens a exaltarem o ego humano, mas só a Deus. O sábio não diz, “isso é assim”, antes ele diz, “será que isso não seria assim?”. O jeito sábio não soa mais educado? 
      As pessoas não são convencidas pelos raciocínios dos outros, mas pelos seus, assim é melhor ensiná-las a pensar que a aceitarem cegamente pensamentos de outros. Se ensina mais fazendo boas perguntas que dando boas respostas, que cada um raciocine e chegue às próprias conclusões. É assim que o Espírito Santo age com os seres humanos, diferente de como as religiões agem. Quando buscamos a Deus com todo o coração, o Senhor nos conduz à verdade maior com paciência, passo a passo, nos fazendo perguntas e iluminando as coisas para que achemos por nós mesmos as respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário