quinta-feira, novembro 12, 2020

43. Rádio espiritual

Espiritualidade Cristã (parte 43/64)

      É isso que somos, ou podemos ser, aparelhos de rádio que recebem ondas, só que espirituais. Ligar ou não o aparelho, e sintonizá-lo numa estação que esteja transmitindo um programa bom ou ruim, só depende de nós. Todos os seres espirituais transmitem suas intenções no universo, de Deus, o espírito mais elevado, que tem um alcance maior que qualquer outro, até os demônios mais baixos, passando pelos seres espirituais de luz, anjos e outros, e os seres espirituais rebeldes, diabos e outros príncipes das trevas. O salvo por Cristo tem a instrumentalização do Espírito Santo para saber onde e como sintonizar seu aparelho, infelizmente a maioria dos cristãos ouve só a programação básica para iniciantes. 
      A primeira coisa a entender sobre comunicação com o mundo espiritual é que ela é algo protegido, guardado, digamos assim, para que não seja usada por qualquer um e de qualquer jeito, assim, é mais normal que as pessoas não se interessem por ela. A única estação que está sempre ligada e para todos é a que sintoniza no Deus altíssimo, e essa, a princípio, é para todos os homens e sintoniza um programa: Deus te ama e quer te salvar. Todos podem ouvir a vós de Deus, mas ainda assim é uma comunicação espiritual, que tem referências espirituais. Qual a chave para toda experiência espiritual? Fé, assim essa é a primeira coisa que precisamos entender, algo tão importante, mas que muitos cristão não entendem nem o básico. 
      Fé envolve três experiências, força emocional que nos dá uma convicção, imaginação mental que nos permite visualizar o que queremos, e aprovação de Deus que recebe do nosso espírito nossas intenções de alma e “realiza” o que cremos. Está pressuposto que fé sempre é usada para se ter algo que não se sabe materialmente se existe ou não, como os seres espirituais, além do uso mais comum pelos homens que é receber, ainda que algo físico, mas que pelos meios materiais não parece possível. Para a comunicação espiritual “fé dom de Deus“, conforme Efésios 2.8, que vão além de convicção e imaginação humanas, é mais que a chave mestra, é a porta, a sala, e novamente a porta e a sala, infinitamente.
      A fé genuína dom de Deus não é a força humana que se dá em troca de uma resposta divina, é o conhecimento humano de algo que Deus quer dar ou fazer, dessa forma o homem ora só para tomar posse, nessa fé verdadeiramente divina, cabe ao homem conhecer, mas a Deus executar a obra. Obviamente essa fé está essencialmente ligada ao duplo princípio de João 15.7, onde as duas coisas precisam acontecer simultaneamente, pedir conforme a vontade de Deus assim como viver de acordo com essa vontade. Uma coisa, contudo, é começar a caminhada cristã pela fé, receber a salvação e mesmo os dons espirituais, outra coisa é aprender os mistérios espirituais com o Espírito Santo, a fé precisa ser aperfeiçoada para isso. 
      Equilíbrio entre corpo, alma e espírito, eis um princípio que não pode ser esquecido na busca de espiritualidade, se uma dessas áreas receber mais peso que as outras, o ser pode ser prejudicado. Se forem o corpo ou o alma, poderão ficar enfermos, jejum demais pode enfraquecer o corpo, diminuir o sistema de imunidade, mas oração demais pode prejudicar a mente, levar mesmo à depressão e outros transtornos, porque coloca o homem numa condição mental de foco e isolamento que não é para ele estar o tempo todo. Assim, manter o aparelho de recepção de rádio espiritual bem ajustado e funcionando implica em manter também o corpo e a alma sadios, ter o “templo do Espírito” limpo, arejado e aberto, não fechado. 
      Isso não se faz só clamando e adorando a Deus, de joelhos num quarto fechado, ou mesmo nos templos junto de outros crentes, com o coração no céu, mas caminhando pela Terra, com os pés no chão, olhando o Sol, a Lua, usufruindo da natureza, tendo conversas positivas e descontraídas com amigos. É importante que isso seja dito e entendido, porque não somos espíritos soltos querendo voltar a Deus, temos corpos e almas, e esses não são limitadores, mas mecanismos de equilíbrio, Deus nos fez assim para este tempo no mundo, precisamos aceitar isso com humildade. Muitos querendo atingir nível superior de espiritualidade podem se frustrar e afastarem-se do evangelho, mas também podem enlouquecer. 
      A maioria dos cristãos não se atém a isso, mas muitos ficariam assustados em saber como existem pessoas mentalmente desequilibradas nas igrejas, principalmente no meio daquelas que parecem mais consagradas e santas. Infelizmente muitos líderes mal intencionados usam essas pessoas para fazerem trabalhos sem fins lucrativos para que eles recebam fins bem lucros. Sem sanidade mental é impossível ter de fato uma experiência espiritual cristã, com o Deus Altíssimo e através do Espírito Santo, e o diabo e seus lacaios podem se aproveitar disso de muitas maneiras. Para alguns, ainda que sejam sinceros e crentes, se forem mentalmente frágeis, é melhor que nem se aprofundem em coisas espirituais.
      Deus é perfeito, sabe o que tem para cada um de nós, não é igual para todos, a nós compete conhecer e obedecer, cientes de que se é a vontade de Deus é boa para nós. Não busquemos espiritualidade pelos motivos errados, quem busca sempre acha, mas se busca na rebeldia não acha em Deus, mas nos espíritos rebeldes. O plano espiritual é fechado para os olhos carnais, e mesmo cristãos convertidos se não olharem com os olhos espirituais nada verão, mas creiam, Deus tem muito a nos ensinar, a nos mostrar, os que forem chamados a crer verão. Todavia, iniciamos um tempo quando algumas coisas não serão só para alguns, o homem já está pronto para aquilo que o Espírito Santo sempre manteve guardado para revelar. 
      O importante é termos ciência que Deus “não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação“ (II Timóteo 1.7), e eis outro texto que só a Bíblia tem, curto e revelador. Os ensinos mais corretos sempre nos conduzem a uma perfeita harmonia, força, cuidado afetivo e equilíbrio, uma coisa limitando a outra para que o ser experimente sua melhor posição espiritual, respeitando os outros, a si e a Deus. Há de se ter coragem, força, trabalho, empenho, mas com amor, com carinho, não passando por cima de ninguém por causa disso, nosso direito acaba quando começa o do outro. Que tudo seja feito de maneira moderada, já que mesmo busca por espiritualidade, sem moderação não é boa, com fé, sim, mas por amor. 
      Não tenhamos medo, o Espírito Santo nunca é espírito de medo, é sim de temor a Deus, mas não de medo, seja de quem quer que seja, homem ou espírito. Por outro lado temos que nos basear na fé antes de em nossos sentimentos, mas quem crê pelo Espírito sente a presença de Deus, é esse sentimento pós fé que nos dá vitória sobre sentimentos ruins. Não basta só crer, temos que crer e experimentar aprovação do Senhor, quem tenta vencer dores só com fé mental, ignorando o sentimento “pós fé dom de Deus”, poderá adoecer mentalmente, não ter o problema resolvido, e só exigir de si algo que só Deus pode fazer. Essa experiência, contudo, exige tempo, é preciso paciência para achar a estação espiritual certa.
      Creia, ore e não saia da presença de Deus enquanto não se sentir curado, não, isso não é um trabalho de horas ou dias, leva minutos, minutos que quando estamos torturados por uma luta podem parecer anos, mas creia, ninguém que se aproxima de Deus com todo o coração sai de sua presença sem uma resposta, “e buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração“ (Jeremias 29.13). E não nos preocupemos com quais coisas devemos dizer, o Espírito Santo nos diz, nos ajuda a orar, “e da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis“ (Romanos 8.26).
      Relacionamento com Deus, como toda amizade, é algo que se aprende com o tempo, intimidade se constrói, não se acha pronta e se usa de maneira imediata, precisamos gastar tempo falando com Deus, examinando nosso coração, discernindo a voz mansa do Senhor que fala ao nosso espírito, ajustando nosso rádio espiritual. Isso só o tempo ensina, à medida que provamos, não para Deus, mas para nós mesmos, que convencemos, não Deus, mas nós mesmos, que de fato queremos mais de Deus. Quando esse processo é caminhado, crescemos, começamos a entender como funcionam as coisas espirituais, como Deus nos fala, e é só a partir daí que podemos aprender mais com o Espírito Santo sobre os mistérios espirituais. 

“Espiritualidade Cristã”
é um estudo dividido em 64 partes,
por favor, se possível, leia todas as reflexões 
para melhor entendimento do assunto abordado.
José Osório de Souza, 30/09/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário