domingo, novembro 29, 2020

60. Alfa e o Ômega

Espiritualidade Cristã (parte 60/64)

      “Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.” Apocalipse 22.13

      Todo bem feito no universo deve-se ao criador, todo mal feito, deve-se à criatura. Se você faz algo bom, glória a Deus por isso, não a você, mas se você faz algo ruim a responsabilidade é toda tua para colher as consequências disso. Se Deus é glorificado por um bem a ele também caberá recompensar quem fez o bem, e não cabe a quem fez exigir isso de alguma maneira, e se alguém não o reconhecer por isso, prestará contas a Deus. O bem verdadeiro vem de Deus e para ele volta, que novamente o devolve quando, onde e a quem achar justo. O mal que o homem faz permanece nele, o deixa em débito, assim não receberá de Deus justiça e ficará desprotegido do mal de outras criaturas, sejam físicas ou espirituais. 
      Vamos agora interpretar isso na prática de nossas vidas, em nossas vidas materiais, já que o bem não se realiza só nas áreas espirituais e morais, com paz e justiça, mas também em prosperidade material. Funciona do mesmo jeito, aliás, para Deus não existe material e espiritual, ele reina sobre tudo e todos, homens, espíritos, anjos e demônios. Isso não significa que você terá que trabalhar, estudar, se esforçar, e permanecer depois como um monge, na possibilidade de não receber nada por isso e na obrigação de ainda assim ser grato e não reclamar. O universo é uma máquina bem azeitada, se não vemos isso é porque estamos olhando de perto, já que de longe, no tempo e no espaço, tudo acontece de forma equilibrada.
      Um segredo de viver em paz é fazer como se não estivesse fazendo, não é não fazer e achar que pela fé as coisas acontecerão sem nossa atuação, isso é loucura e irresponsabilidade. Se agirmos assim, fazer como se não estivéssemos fazendo, a passagem por este mundo será leve, não esperará dos homens o bem que eles não podem dar nem os culpará pelo mal que nos dão. Se recebemos algum mal os únicos culpados somos nós mesmos, se não por termos feito algum mal, será por termos esperado o bem da origem, no tempo ou no lugar errado. Isso quer dizer que a existência aqui não tem graça? Não, mas quer dizer que ela é menor diante do que somos, do que é o universo, do que é Deus, isso quer dizer que devemos olhar certo.
      O entendimento de que o bem vem de Deus e para ele deve voltar é mais que um saber intelectual, é o conhecimento de um mistério espiritual, faz com que nos vejamos mais que como corpos de carne numa batalha injusta, num mundo mal e com homens egoístas, corpos fadados ao envelhecimento, a serem instalações de doenças e de culpas. Esse entendimento faz com que assumamos os seres eternos que somos, cujas missões são mais que terem famílias e boas vidas financeiras. Nossa missão é rumar ao Altíssimo, no qual não há fome, sede, nem nenhuma outra necessidade a ser saciada, porque é a essência espiritual primordial de tudo, de onde viemos originalmente e em quem acabaremos na melhor eternidade.
      Em Deus não há expectativas, ilusões nem surpresas, isso tudo é o início de toda dor e sofrimento, quem espera sempre se frustra, quem se ilude sempre se desilude, e se surpreende quem não sabe por onde anda porque olhou errado, olhou para baixo e não para o alto. Devemos olhar certo, para o lugar certo, que não é físico, neste mundo, em status social, bens ou em usufrutos materiais, devemos olhar para o Deus Altíssimo, o alfa e o omega, a vida eterna de luz, bem, paz e amor. Assim, a carne luta contra o espírito porque são opostos, incompatíveis no homem neste mundo, cabe-nos achar forças em Deus para convivermos com essa incompatibilidade, cientes de nossas limitações, nunca acreditando só em nós. 
      Isso é injusto, Deus é injusto por nos fazer viver assim? Não, ele apenas prova o nosso melhor e mais eterno, por isso a vitória nesta existência estranha aqui só se alcança na humildade de aceitarmos que não somos vitoriosos em nós mesmos, mas em Deus, por Deus, através de Deus, por isso é preciso entender que o bem verdadeiro só pode vir de Deus e para ele voltar. Não, isso não é masoquismo ou baixa autoestima, é elevar o espírito acima da carne, a eternidade acima deste plano, é entender a nossa existência maior e melhor, e é aceitarmos que só seremos felizes em Deus no plano espiritual. Isso representa o cerne da nova aliança que Jesus entregou no evangelho, a mais alta e verdadeira espiritualidade.

“Espiritualidade Cristã”
é um estudo dividido em 64 partes,
por favor, se possível, leia todas as reflexões 
para melhor entendimento do assunto abordado.
José Osório de Souza, 30/09/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário