sábado, novembro 28, 2020

59. Causa e efeito

Espiritualidade Cristã (parte 59/64)

      “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. Mas se o ímpio se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e proceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá. De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou viverá.” Ezequiel 18.20-22
 
      Na evolução espiritual que as religiões não cristãs acreditam e que é o processo que conduz o ser à espiritualidade mais alta, tal posição superior é alcançada conforme se conhece, administra-se e evita-se as consequências de ações ruins que se pratica, que os cristãos chamam de pecados. Enquanto o cristão crê que basta pedir perdão no nome de Jesus, entendimento que se for raso demais pode conduzir a irresponsabilidades e crenças em utopias, religiosos orientais, espíritas, esotéricos e outros, entendem que precisam lidar com as consequências dos erros com prática real de vida melhor, que se manifesta em obras, não só em fé. Assim, evolução espiritual para muitos não cristãos, é um árduo e demorado trabalho humano, não simples recebimento de graça divina, para isso o conceito do Karma é um princípio muito usado, mas que de certa maneira também existe no cristianismo.
      Karma (ou carma, do sânscrito कर्म, em páli, kamma, ambos os termos significam "ação"), é um dos princípios das religiões orientais, presente no hinduísmo, no budismo, mas também no xintoísmo e em outras, e mesmo em esoterismo ocidental, ainda que chamado de outro nome (como princípio hermético, na Cabala etc). Ainda que de formas um pouco diferentes, esse princípio diz o seguinte: no hinduísmo refere-se ao efeito que nossas ações geram em nosso futuro, no budismo se refere às nossas intenções, que podem ser boas, más ou neutras, boas intenções geram bons frutos, más intenções geram maus frutos. Mas de maneira geral é causa e efeito, que está relacionado também com um princípio científico da física, a 3ª Lei de Newton (princípio da ação e reação) que diz: a toda ação sempre há uma reação de mesma intensidade e direção, porém de sentido oposto. 
      Por que estou mencionado isso aqui, num estudo sobre Espiritualidade Cristã? A Espiritualidade Cristã nada mais é que retornar ao criador, ao Deus Altíssimo, aquilo que teve origem nele, assim na prática ela respeita esse princípio, que outras religiões estudam com mais profundidade, ainda que a Bíblia não o cite de forma clara. Dentro de evento causal original e maior que é Deus, todos nós estamos, assim boas obras sempre trazem de volta bons frutos, colhe-se o que se planta, o homem que pecar esse morrerá, são outras maneiras de se referir ao princípio Karma dos religiosos orientais. É claro que sabemos que as outras religiões pensam esse princípio de maneira mais abrangente, incluindo para explicar a necessidade de reencarnação, doutrina que o cristianismo tradicional não aceita, principalmente porque em Cristo todo efeito negativo de condenação espiritual eterna é anulado. 
      A anulação de Cristo não é de graça, experimentada pelos homens, sim, mas não foi para Deus, Deus teve que morrer e ressuscitar em Cristo para anular o efeito fatal do pecado e então poder salvar o homem. Assim, o Deus do cristianismo respeita o “Karma”, senão bastaria a ele decretar que quem cresse nele seria salvo e perdoado, mas nunca foi assim, para que um vivesse outro deveria morrer. Na velha aliança Mosáica sacrificavam-se  animais, e na nova aliança do evangelho Jesus foi sacrificado. Você pode até não entender o que está sendo dito aqui, mas precisa aceitar que causa e efeito, o Karma, é um princípio real, mesmo no cristianismo. Contudo, a grande diferença do cristianismo em relação às outras religiões é a salvação completa de Cristo, por isso o diabo pode aceitar e ensinar muitas coisas, coisas boas e verdadeiras, mas sempre negará a Jesus, o mais importante.
      No mundo material, o princípio de causa e efeito vale sempre, e ainda que o homem tenha sido perdoado, tenha paz e segurança da melhor eternidade com Deus, as consequências de seus atos ruins neste mundo são colhidas. Ninguém espere que basta fé para não ser preso por um crime que cometeu ou punido judicialmente por ter infringido alguma lei fiscal, dai a César o que é de César. Mesmo regras morais e sociais, como tratar as pessoas com educação e respeito, se desobedecidas geram consequências, e muitas vezes num momento em que a pessoa mais precisa de respeito e atenção, as mesmas coisas que ela um dia não deu a alguém. Vivamos neste mundo com cautela, o homem é injusto, mas o universo é justo, já Deus é misericordioso com aqueles que o buscam por Jesus, todas as nossas obras, contudo, têm consequências e nós as colheremos, em algum momento. 

“Espiritualidade Cristã”
é um estudo dividido em 64 partes,
por favor, se possível, leia todas as reflexões 
para melhor entendimento do assunto abordado.
José Osório de Souza, 30/09/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário