segunda-feira, novembro 16, 2020

47. Já perguntou a Deus?

Espiritualidade Cristã (parte 47/64)

      “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” Filipenses 4.6-7
   
      O cristão aprende algo na conversão, bem à porta para a nova vida, e experimenta uma coisa que não tinha provado antes, aprende que Jesus perdoa e experimenta paz, uma paz diferente de tudo que ele conhecia até então. Contudo, com o tempo ele acaba complicando de novo a vida, perdendo a simplicidade dos primeiros passos com Jesus, dessa forma começa a sentir um desconforto e se acostuma com ele, não vai atrás para saber porque está sem paz. Isso não significa que ele perdeu a salvação, salvação quando é genuína não se perde, mas algo que pode começar pequeno, como só uma pequena brecha, pode se alargar e ser entrada para males e pecados maiores, tudo porque ele se esqueceu que Jesus sempre pode nos dar paz. Você tem paz, de verdade? Ou nem tem tempo para pensar nisso, só vai vivendo? Cuidando, paz é uma palavra pequena, um sentimento parecido com água, aquela que é pura e fresca, mas inodora e insípida, quando a temos não damos valor a ela, mas se ela faltar, tudo fica ruim. 
      É interessante como o ser humano tem a tendência de complicar a vida, assim muitas vezes ele se prontifica e consegue fazer um monte de coisas, menos o mais importante, menos aquilo que de fato vai resolver o problema. É assim com o amor, por exemplo, para de fato não amar uma pessoa compra-se presentes caros para ela, faz-se todo tipo de sacrifícios, ou então, no outro extremo, acha-se desculpas para não amar, desmerecendo a pessoa, dizendo que é lá quem é ruim, que não quer e não merece nosso amor, assim não se perdoa e não se ama. Amor, eis outra palavra pequena, um sentimento tão popular, ouvimos sobre ele o tempo todo nas músicas tocadas no rádio, na TV, na internet, e que na verdade é a única maneira de se anular o ódio, entregar perdão e se obter paz. Ah a paz, tê-la é estar num barco seguro, sob um mar calmo, mas com o vento certo para nos levar à terra mais firme, ainda assim como tentamos substituí-la por comida, bebida, sexo, e mesmo religiosidade. Só Jesus dá paz verdadeira! 
      Deus é vivo e inteligente para nos administrar! É vivo assim conhece nosso dia a dia, nosso coração, nossa mente, nossos problemas, nossas verdades e nossas mentiras, e como somos caras de pau para mentir, e se Deus sabe disso, então, ele é muito, muito misericordioso. Como um ser onipotente poderia amar seres tão dissimulados como nós? Nos fazemos de vítimas quando somos agressores disfarçados, nos fazemos de santos quando temos vícios secretos, mas o pior é que muitas vezes achamos que podemos enganar a Deus, isso se nem nossos espíritos conseguimos ludibriar, já que são eles que ficam torturados dentro de nós e afogam nossas almas num deserto sem paz. Deus é inteligente, não nos engana e tem o remédio certo para a doença verdadeira que está nos roubando a paz, dessa forma não pedirá de nós mais que o que podemos dar, e de maneira alguma aprovará que sigamos sem paz, ele sabe que isso é um grande risco. Sem paz estamos cegos e surdos, inviáveis para o mundo e muito mais para a espiritualidade.
      A principal armadilha para a falta de uma pequena paz, que se originou de um pecado ou problema pequeno, é que pode ser a porta para a ausência de uma grande paz, que existirá quando os pequenos pecados ou problemas não forem resolvidos. Quando nos acostumamos com a falta de paz, ainda que pequena, nos acostumamos com um pequeno problema não resolvido ou com um pequeno pecado não perdoado, essa situação pode nos levar ao seguinte raciocínio, “se já estou sem paz por que não ultrapassar essa outra barreira, por que não pecar mais ou criar mais problemas? já está ruim mesmo...”. Um pequeno erro se torna um grande erro só porque estamos infelizes, isso porque, como o pecado e um problema, paz não tem tamanho. Falta de paz é manter algo suspenso, é tentar ficar em cima do muro, é viver com uma coceira que não pode ser coçada. O que nos leva a essa situação? Acharmos que um problema não tem solução ou um pecado não tem libertação, e isso  não significa que tudo na vida é solucionável, não é isso. 
      A solução para o pecado é o perdão de Cristo, sempre, por mais que ele seja reincidente, mesmo que tenhamos que pedir perdão setenta vezes sete, e isso é uma metáfora para um número infinito. Nunca, nunca se canse de pedir perdão e de buscar um desejo profundo de não pecar mais, nunca! A solução para os problemas da vida não é uma solução, mas a entrega dos problemas nas mãos de Deus, ainda que não tenhamos nenhuma noção da solução. A solução pode ser, “aprenda a viver com o problema sem perder a paz”! O principal é obedecer o ensino de Paulo em Filipenses 4.6-7, deixemos Deus ciente do nosso problema e agradeçamos por isso. Como deixamos Deus ciente? Falando com Deus. Mas Deus já não sabe de tudo, por que temos que falar com ele? Ele sabe, mas nós não sabemos, quando falamos com Deus, com convicção, com sentimento, com seriedade e em detalhes, nós entendemos de fato, emocional e mentalmente, nosso problema, e conhecimento é poder de cura. 
      Meus queridos e minhas queridas, se entendêssemos de fato como funcionam as coisas espirituais, como é e o que é nos posicionarmos nas regiões espirituais mais elevadas, onde, em Cristo, temos acesso ao perdão, à cura, ao consolo, e à paz. Sim, nem precisaríamos dizer muita coisa, bastaria uma meditação focada, mas enquanto estivermos tão envolvidos com o mundo, com os prazeres da carne, com iras e invejas, com mágoas e inseguranças, temos que orar mais, e muito, para estabelecermos a comunhão com o Deus Altíssimo que no dá paz. Quantas questões, para as perdemos tempo inventando explicações, buscando argumentações, crenças dos outros, teorias de conspiração, tradições humanas, enfim, tantas mentiras nas quais cremos porque não vamos até Deus e simplesmente perguntamos a ele o que ele pensa a respeito. Sim, em primeiro lugar precisamos orar para receber perdão e solução de Deus para vivermos em paz, mas existe bem mais que isso em no Altíssimo, existem respostas para tudo. 
      Temos paz quando oramos a Deus, conhecemos sua vontade e a fazemos! Contudo, nem tudo é o que parece, muitas vezes a paz não dependerá só de um pedido de perdão, assim como não será resultado de fazermos um enorme sacrifício, e novamente nós temos dificuldade para entendermos isso porque não entendemos como funcionam as coisas realmente espirituais. Deus é amor, eis uma das maiores verdades, tão grande que no céu não precisaremos de nenhum outro dom além dele, lá não teremos as fraquezas da carne, nem a tentação dos espíritos rebeldes, nem os limites do corpo físico, assim um Deus de amor abraçará todos os espíritos que morreram em Cristo. Mas esse amor começa a ser construído aqui no mundo, assim algo que nos rouba a paz com frequência é não estarmos vivendo em amor. Para buscar perdão pelos pecados do dia a dia não precisamos de muita iluminação, sentimos culpa e vergonha e sabemos quando isso é preciso, contudo, como temos dificuldades em amar. 
      Com tantos anos andando com Deus, como ainda me surpreendo, em como ando sem paz, muitas vezes, simplesmente por não estar obedecendo a Deus, e isso é algo arriscado. Algumas vezes tudo o que Deus pode estar pedindo de você é que ore por alguém, alguém que você sabe que nem te dá tanta importância, que não te trata do jeito que você queria que te tratasse, mas ainda assim Deus está dizendo, “interceda por essa pessoa, por amor, sem querer nada em troca”. Pense a respeito, você se surpreenderá ao ver como que uma angústia que sentia há tanto tempo, e que nem sabia o porquê, pode ser retirada de sua alma porque você demonstrou amor, fazendo uma oração que ninguém precisa e vai saber que você fez, mas que era importante que você fizesse para que alguém alcançasse paz. Muitas vezes alguém que não faz nenhuma questão de nos dar a paz, tem em nós a única pessoa que realmente pode ajudá-la, quanta paz achamos quando obedecemos a voz de Deus em amor, isso é espiritualidade cristã! 

“Espiritualidade Cristã”
é um estudo dividido em 64 partes,
por favor, se possível, leia todas as reflexões 
para melhor entendimento do assunto abordado.
José Osório de Souza, 30/09/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário