sexta-feira, novembro 13, 2020

44. Atraídos pelo Espírito Santo

Espiritualidade Cristã (parte 44/64)

      Por que muitos cristãos se tornam hipócritas, falam uma coisa e vivem outra? Porque limitam a atuação do Espírito Santo em suas vidas, dessa forma deixam de dar liberdade para Deus, o único que pode dar-lhes uma vida de vitória de acordo com a vontade de Deus. Estudam e estudam a Bíblia, decoram textos, sabem de memória tudo o que Deus quer deles para que iniciem uma jornada com Jesus, mas barram a atuação do Espírito Santo o que impede que o conhecimento intelectual seja posto em prática e vire vida. O resultado é uma vida frustrada, que por orgulho não se assume como tal e que passa a ser falsa. Saber a Bíblia pode ser só informação mental, só o Espírito Santo dá conhecimento espiritual. Conhecimento espiritual é vida!  
      Objetivos maiores para a vida cristã não são metas criadas por esse que escreve este estudo, nem fantasia de românticos que não têm nada pra fazer, também não são utopia de teóricos ou invenções de desviados que descontentes com o cristianismo tradicional querem novidades que deem sentido às suas existências rebeldes. Objetivos mais altos da genuína espiritualidade cristã são aquilo para o qual o próprio Espírito Santo do Deus Altíssimo nos atrai, nos chama, é a nossa vocação, e não só como cristãos, mas como seres humanos. Existimos para voltarmos a Deus e só o Espírito Santo por Cristo pode realizar isso de maneira reta e certa. Você veio a este mundo para voltar a Deus no outro mundo, essa é tua prioridade! 
      Temos que conhecer a Bíblia? Sim, profundamente, é um texto maravilhoso e quanto mais o lemos mais nos descobrimos e nos resolvemos nas histórias, nos personagens, na nação de Israel e nas atitudes dos apóstolos de Cristo, metáforas eternas para nossos curriculum vitae, nossos erros e nossos acertos. A Bíblia, por ter sido inspirada pelo Espírito de Deus, é renovável, sempre tem algo novo para nos mostrar, ainda que a tenhamos lido várias vezes, muitas vezes na simplicidade de pequenos versículos um mistério espiritual profundo nos é revelado, que nos ajuda a achar solução para nossos problemas e que nos consola prontamente. Leia Bíblia, dos textos sagrados, o mais excelente sempre!
      Mas temos também que comungar com o Espírito Santo. Em primeiro lugar sensíveis à sua voz quando nos mostra um pecado a ser assumido, perdoado e deixado, pelo nome de Jesus. Pecado não se acumula, não se dá apelidos, não se arranja desculpas para eles, mas os encaramos como algo que nos separa de Deus e nos macula, como algo ruim, que deve ser lançado fora o quanto antes. Em segundo lugar buscando os dons espirituais, eles são para todos os cristãos e em todos os tempos. Quem os nega, nega remédio não só para o espírito, mas para a mente e para o corpo, quem os nega pode se colocar numa batalha desarmado, assim é derrotado antes mesmo de começar a lutar. Arme-se com os dons espirituais! 
      Entretanto, experiência cristã espiritual é mais que dons do Espírito, é conhecimento espiritual, que fundamenta-se na Bíblia, mas que pode ir além. O catolicismo construiu uma seita eficiente, que instalou na alma humana enganos que não são o cristianismo de fato, e que o protestantismo reformou, mas não transformou. Um deles é o conceito de dogma, algo que é de um jeito e não pode ser questionado, sim, como cristãos verdadeiros temos verdades inquestionáveis, Jesus como único e suficiente salvador é a principal, o único caminho que leva a Deus. Contudo, o engano instalado nas mentes de muitos cristãos, católicos, protestantes e outros, é que a Bíblia é um livro de regras atemporais. Livre-se de dogmas! 
      Sabemos que a Igreja Católica foi além de dogmatizar a Bíblia, muitos outros textos que dogmatizam sua religião foram adicionados à sua doutrina, e isso só fez aumentar ainda mais o engano, mas com mais algemas ou menos a verdade é que nos acostumamos a um cristianismo amarrado que procura nos impedir de ter acesso ao mestre Espírito Santo. É fácil entender porque o grande Vaticano e os pequenos, as várias denominações protestantes e evangélicas, têm interesse nisso, eles querem controlar as pessoas para realizarem seus objetivos de poder no mundo, assim não é conveniente para eles que as pessoas obedeçam a algo livre e invisível, como é o vento do Espírito Santo. Jesus é o pastor das ovelhas, nenhum outro! 

      Mahatma Gandhi disse, “na verdade há tantas religiões como indivíduos”, é claro que sob o ponto de vista hinduísta dele isso ganha uma ampliação extrema, que mesmo os que não têm foco no Deus Altíssimo se encaixam. Mas o genuíno cristianismo é o único que pode praticar essa afirmação, sem que os homens se percam de Deus e ainda assim tenham direito às suas individualidades, o catolicismo prega justamente o oposto dessa afirmação. Em quase dois mil anos de cristianismo no mundo o ser humano provou um evangelho muito aquém da proposta original de Jesus, mas o tempo urge, uma grande mudança está para ocorrer, pelo menos para os que se permitirem enxergar a verdade. Ligue seu rádio espiritual!
      Muitos conceitos cristãos precisam ser revistos, igreja, pastor, ovelha, não para que os homens sejam rebeldes e libertinos, mas para que o Espírito Santo tenha liberdade de ação. Essa enorme divisão de igrejas evangélicas que temos visto nas últimas décadas, que a princípio nos pareceu só efeito de conflito de vaidades e ganâncias, pode ser algo positivo, no sentido de individualizar mais a fé. Contudo, a solução não é dividir igrejas, templos, denominações, mas libertar o ser humano, levantado-o a se conhecer no Espírito Santo e a respeitar a mesma experiência libertária nos outros. Na verdade se houvesse maturidade poderia existir uma única igreja que funcionaria muito bem. No céu será assim, todos um no pai! 
      “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.“ (Romanos 8.13-16), que texto esplêndido, no final das contas os filhos de Deus sempre serão atraídos pelo Espírito Santo, portanto não julgue mal ninguém. O final de cada história revelará a verdade sobre cada um, mesmo que batamos as cabeças no processo. A ovelha sempre segue seu pastor! 
      Outros, contudo, ainda que aparentemente pareçam ter acertado, se não foram atraídos pelos Espírito Santo não mostrarão no final frutos adequados a isso. O Espírito Santo nos atrai com amor e puxa de dentro de nosso âmago a palavra pai, um desejo profundo e sincero de querermos estar perto de Deus, de conhecê-lo e de adora-lo. Ah, meus queridos, que percamos tudo na vida, menos esse privilégio, de sermos atraídos por Deus e de dizermos a palavra pai. Ela revela muito mais que uma oração, que respeito por Deus, mas uma intimidade espiritual, de filho com o pai, não existe nada melhor no universo que essa comunhão, em amor, por amor, nela se revelam todos os mistérios da espiritualidade cristã. Deus é pai de amor! 
      Existem muitas coisas que sei e que gostaria muito de dizer neste estudo sobre espiritualidade cristã, mas não posso. Por que? Por vários motivos. Em primeiro lugar porque Deus não me autoriza dizer, e os outros motivos vêm do fato de eu entender o porquê Deus não dar essa autorização. Cada um de nós deve trilhar seu caminho sozinho, e não me refiro ao caminho inicial de salvação, esse deve ser pregado a todos, em todo o tempo, mas me refiro ao conhecimento de coisas espirituais mais profundas. Por que deve trilhar sozinho? Porque só Deus sabe o que cada um pode saber, e o que cada um pode saber nunca fará mal ou escandalizará, isso será suficiente para que cada um ache a melhor felicidade. A felicidade é simples! 
      Paulo se refere a um conhecimento que ele guardava só para ele em II Coríntios 12.1-5, “conheço um homem em Cristo que há catorze anos... foi arrebatado ao terceiro céu... arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar”, como introdução ao ensino sobre o espinho na carne, uma das passagens mais ricas da Bíblia, onde muitos conceitos espirituais são esclarecidos para os que tiverem olhos espirituais para ver. Algumas palavras são inefáveis, isso é, não devem ser ditas, pelo menos não para qualquer um e de qualquer jeito, assim que cada um descubra sozinho seu repertório de palavras não pronunciáveis, mas creia, Deus tem muito mais pra você. Deus quer te revelar mistérios espirituais! 

“Espiritualidade Cristã”
é um estudo dividido em 64 partes,
por favor, se possível, leia todas as reflexões 
para melhor entendimento do assunto abordado.
José Osório de Souza, 30/09/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário