terça-feira, novembro 17, 2020

48. Espiritualidade e meditação

Espiritualidade Cristã (parte 48/64)

      “E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” II Coríntios 3.15-18

      Algo importante para muitas religiões, quando se trata de alcançar espiritualidade, está ligado à oração. Os católicos usam o termo rezar e os protestantes o termo orar, para se referirem a pedidos de coisas e agradecimentos por coisas recebidas a Deus, contudo, de maneira geral, os cristãos não estão acostumados com o termo meditar. Na verdade, a maioria dos evangélicos não utilizam um dos grandes privilégios de terem o Espírito Santo dentro deles, ouvirem a voz de Deus ensinando. Dizem que aprendem coisas novas ouvindo pregadores ou estudando a Bíblia, mas quando se trata de oração é mais para pedir, agradecer e quando muito, ouvir alguma profecia ou revelação mais imediata.
      Religiosos orientais dão muita ênfase à meditação, para eles falar com o divino é mais que o pedir e agradecer dos cristãos, é um estilo de vida que sintoniza o humano com o espiritual. Eles conhecem o poder dessa experiência, mais que os cristãos, ainda que não a usem exclusivamente para terem comunhão com o Deus altíssimo, e aqui não vai uma crítica, apenas uma constatação. Diferente dos evangélicos que oram pouco e querem resultados rápidos, hinduístas e budistas passam a vida meditando, não para terem prosperidade na terra, mas para serem espiritualmente melhores, preparando-se para o outro plano, como efeito acham também melhores condições de saúde no corpo, por isso ioga é tão popular.
      O lado ruim da meditação oriental é difundido justamente por causa de seu lado bom, como parece ser só uma disciplina para o corpo, exercícios de respiração e postura, regime alimentar, esconde o lado sombrio que é levar as pessoas a se comunicarem com entidades espirituais, e não com Deus. É claro que muitos, que são seduzidos só pelo modismo exótico de uma ioga de butique, não sabem disso, e mesmo muitos iogues que vendem esse tipo de meditação são tão falsos ou rasos quanto são muitos pastores e padres dentro do cristianismo. Os verdadeiros mestres de religiões orientais assim como de esoterismos de maneira geral, sabem o que fazem e com quem compartilham suas experiências e conhecimentos.
      A melhor definição para meditação pode ser concentrar-se no silêncio de Deus, assim é calar as ansiedades iniciais de pedidos e clamores, mesmo a necessidade final de adoração e gratidão, e só ouvir. O quê? A voz de Deus ensinando pelo Espírito Santo. Isso pode não ser fácil para muitos, que ou “emocionalizam” ou racionalizam demais suas comunicações com Deus. O fato é que uma grande maioria de cristãos não entende com profundidade as coisas espirituais, principalmente sob a ótica do evangelho que se realiza através do Espírito Santo. Mesmo os carismáticos, que têm experiências com os dons espirituais, chegam só na porta dos mistérios, não entram e reconhecem tudo o que Deus tem para mostrar. 
      Meditar é mais que falar com Deus, é contemplá-lo sem véu, privilégio que nem os israelitas tinham (e têm) seguindo a religião de Moisés, privilégio que temos só e plenamente em Cristo. Em Jesus estamos numa posição espiritual especial, exclusiva e alta, que nos coloca em comunhão diretamente com o Deus altíssimo. Quem estabelece essa comunicação, a partir do momento que somos salvos em Cristo, é o Espírito Santo, esse só veio e ficou ao plano físico depois que Cristo cumpriu sua obra de redenção humana. Contudo, repito, muitos, mesmo na nova aliança, vivem como se estivessem na velha aliança, cobrem o rosto com o véu da tradição quando poderiam ter uma experiência mais profunda com Deus. 
      Se através da oração podemos ser cheios, transbordados, batizados com as águas do Espírito Santo, meditar nos permite flutuar e sermos levados por essas águas para o alto, as águas encherão o “lugar”, mas nós não nos afogaremos, subiremos. Não é só um experiência emocional, apesar de sentirmos uma unção poderosa, e é exatamente por ser tão prazeirosa que muitos param aí, querem sentir o gozo espiritual e mais nada. Mas há mais, e os que quiserem verão e ouvirão, pela fé, e entenderão com as mentes iluminadas como nunca antes, toda a maravilha do mundo espiritual debaixo da cobertura que desce por Cristo diretamente do Deus altíssimo sobre aquele que se permitiu levar pelas águas do Espírito.

      “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!Salmos 19.14

      “Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.Salmos 119.99

      Muitas religiões não cristãs atraem tantos porque entregam o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, e quem tiver caráter, insistência e equilíbrio achará verdades, não se enganem. Mas são verdades que salvam? Não. O pior é que por serem verdades espirituais profundas podem prender as pessoas à mentira final com muito eficiência que vícios da carne. Qual é a mentira final? Negar a Jesus, como o único meio de chegarmos diretamente a Deus na mais elevada posição espiritual, acima de todos os seres espirituais, que muitos contactam através de meditação profunda. Enquanto isso muitas igrejas evangélicas “vendem” Jesus, sim, Jesus é pregado como único e suficiente salvador, mas junto de muita ilusão.
      Certas coisas, contudo, não podem ser ensinadas, principalmente comunhão espiritual mais profunda, e como tudo na experiência espiritual depende de fé, e nesse caso, não para salvar, esse é só o primeiro degrau, mas para entender tantas coisas dos universos, coisas que a ciência não explica. Mas isso não é para aqueles com uma enorme curiosidade e nem mesmo para os que creem, é para os que Deus permite. Deus permite que conheça os mistérios aquele que ele sabe que não usará isso para se envaidecer diante de homens, e muitos menos para a própria perdição, mas só para adora-lo. Eu creio que Moisés, Salomão, Daniel, João o evangelista, Paulo e outros sabiam muito mais que o que relataram na Bíblia.
      Se sabiam, por que guardaram só para para eles? Para não escandalizarem ninguém, e muitos homens não assumem o dever de conhecerem as coisas de forma mais profunda, simplesmente por preguiça, mas se acham no direito de ficarem escandalizados com o que, os que se deram ao trabalho de conhecer, sabem. Contudo, um conselho, depois de orar, tente meditar, no Espírito, isso vai exigir de você fé e consagração, mas com a boca cheia de louvores que sobem de um coração limpo, e com a mente em paz e sintonizada em Deus, preste atenção ao silêncio do altíssimo, se de fato você desejar com todo o teu ser, e se após isso Deus permitir, poderá ter as respostas que você sempre quis e ninguém nunca te deu. 
      “O Senhor é Espírito e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade”, se as pessoas entendessem esse ensino achariam a realização maior do ser na comunhão espiritual e não seriam presas fáceis de tantas coisas bobas e ruins da carne, a grande ilusão que cria em nós medo de tudo e nos impede de amar, amar que é o ápice da espiritualidade. Sei que muitos materialistas e ateus se escandalizarão com isso, mas o mundo e os homens são a ilusão, Deus é que é a realidade. Isso não significa que devemos viver nesse plano de forma irresponsável e sem objetivos, ao contrário, quem conhece a Deus sabe que a existência corpórea é um privilégio que deve ser bem aproveitado e que definirá toda a nossa eternidade espiritual. 
      Mas lembre-se, cada um tem uma chamada específica de Deus, assim não tente saber o que Deus não quer revelar, pelo menos a você. Se Deus disser isso não é para você saber, aceite com humildade e em paz, se fizer isso amadurecerá, aceitar limites pode nos fazer crescer mais que agir como criança mimada que acha que tem direito de ter tudo o que quer. Quando Deus fecha uma porta ele abre outra, como diz o ditado, mas na verdade há uma porta certa para cada um de nós, basta que batamos nela e não na errada. Alguns passam a vida batendo em portas erradas, assim estão sempre infelizes e frustrados, e nunca recebem de Deus aquilo que ele de fato quer dar a eles, porque querem as coisas erradas. 
      Meditar pode nos levar a novas portas, que sempre estiveram lá, mas que nós nunca nos demos ao trabalho de bater nelas. Se for o tempo certo e a vontade de Deus, procure ir além de orar só para pedir coisas e depois para agradecer por tê-las recebido, isso é uma bênção, mas Deus tem muito mais que isso através do Espírito Santo. Não vou insistir mais nesse assunto, aliás, acho que já fui longe demais e muitos não entendem de fato do que se trata, contudo, penso que é importante falar sobre isso dentro de um estudo que trata de espiritualidade. Por que ser espiritual? Para aprender com o Espírito Santo, e meditar é sair dos primeiros ensinos da oração e se aproximar mais da luz do Deus altíssimo. 

Espiritualidade Cristã
é um estudo dividido em 64 partes,
por favor, se possível, leia todas as reflexões 
para melhor entendimento do assunto abordado.
José Osório de Souza, 30/09/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário