quinta-feira, novembro 26, 2020

57. Sigamos para o Altíssimo

Espiritualidade Cristã (parte 57/64)

      “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3.13-14

      Nestes meus últimos anos de vida tenho sido levado, creio que pelo Espírito Santo, a conhecer mais profundamente algumas religiões, principalmente o hinduísmo e o budismo. Quando se deixa o preconceito de lado e se busca conhecer aquilo que é muito importante para muitas pessoas, ainda que pareça ser diferente daquilo que se está acostumado a estudar, principalmente na área religiosa, podemos nos surpreender e sairmos da experiência mais lúcidos. Não pense que esse tipo de conhecimento seja pecado, ainda que não seja para todos, ainda que seja sábio buscar a orientação de Deus antes de começar a adquiri-lo, no meu caso eu pedi autorização e Deus me deu. 
      Quanta sabedoria achei no Bhagavad Gita, que li na íntegra, e no Mahabharata, que li numa excelente versão em forma de romance, o Bhagavad é uma espécie de novo testamento dos textos sacros hindus, já o Mahabharata originalmente é extenso demais para ser lido integralmente com mais facilidade. Esses são textos sagrados do hinduísmo, o budismo basicamente se baseia no hinduísmo, mas com a ótica do Buda, que está para o hinduísmo como Jesus está para a religião israelita do antigo testamento, para usarmos comparações arredondadas para que possamos entender melhor como cristãos. Mas o ponto aqui não é uma reflexão sobre as teologia budista e hinduísta, talvez numa outra ocasião. 
      Sim, há muita sabedoria em textos de outras religiões, principalmente em assuntos sobre busca de valores morais mais altos e de domínio próprio para abrir mão dos apetites carnais e dos valores materiais do mundo, a fim de se preparar melhor para uma eternidade espiritual. Contudo, algo precisa ficar bem claro, só o cristianismo foca na necessidade de salvação e a entrega unicamente através da obra de Jesus, essa eficiência de reposicionamento espiritual possível através exclusivamente de fé em Jesus só o cristianismo ensina, ainda que outras religiões toquem em pontos para lá de relevantes principalmente nos efeitos que devem existir na vida dos que buscam a mais elevada espiritualidade.  
      Talvez você não concorde com isso, mas todas as religiões possuem parte da verdade, incluindo as não cristãs, e todas as religiões acreditam em partes da mentira, incluindo as cristãs, só Jesus é a verdade absoluta, e essa só conhecemos quando a buscamos no Deus altíssimo pelo Santo Espírito, não nas religiões. Mas muitos podem questionar, “mas se não acho Jesus pelas religiões, então, que igreja frequentarei, qual é a que pode me ajudar no caminho”? A resposta é: todas e nenhuma. Isso confundiu mais que ajudou? Mas é simples, comece pelas religiões, comece pelas igrejas, comece em denominações protestantes cristãs, comece em templos evangélicos, mas não pare aí, siga em frente a Deus.
      Ninguém precisa começar o caminho pelo fim, nem pode, a jornada é longa e se estreita à medida que caminhamos, mas é importante começar, e começar com a intenção correta. Onde? Tanto faz, Deus vê o coração, mas se houver um desejo profundo de conhecer a verdade ela será achada. Por quê? Porque a verdade está num Deus de amor que tem interesse em iluminar os que o amam. O caminho não é só aquisição de conhecimento intelectual, de respostas a perguntas, mas é um processo de transformação interior que muda as pessoas de dentro para fora. Mas é preciso que se tenha os olhos focados em Deus, isso é algo que se faz por fé, fé pura e interessada unicamente em Deus, no que ele pensa e quer de nós.
      É prazeroso achar respostas para perguntas, mas isso, simplesmente, pode não mudar nossas almas, ao contrário, muitas vezes aceitar do jeito certo perguntas sem respostas pode nos transformar muito mais para melhor. O conhecimento pode conduzir à arrogância intelectual, mas a ausência dele, depois de buscado persistentemente, pode nos conduzir a uma humildade espiritual profunda. Deus tem interesse em responder às nossas perguntas mais importantes concernentes aos mistérios mais altos do universo? Sim, mas só depois que nosso caráter for transformado, religiões podem responder as perguntas e nos dar algum status religioso numa comunidade, mas só Deus pode nos ajudar a mudar nossos homens interiores.
      Agora, uma palavra a todos os homens, religiosos, ateus, espiritualistas, materialistas, cristãos ou não: somos todos iniciantes no conhecimento de Deus, só que alguns são iniciantes há mais tempo, ninguém é mestre, assim não nos achemos assim ou chamemos os outros disso. Saibam que Deus ama a todos, entende a todos, se importa com todos, sejam quais forem suas crenças e descrenças. Saibam também que indiferente do que igrejas oficiais cristãs fizeram e fazem de errado no mundo, Jesus é algo muito especial vindo de Deus, e isso, eu nunca negarei, ainda que eu saiba da beleza espiritual que existe em muitas religiões, em muitas crenças, em muitas descrenças, em todos os homens. 
      O que abre nossos olhos espirituais é a humildade, que reconhece Deus como o Altíssimo e que aceita que o melhor jeito de existir só ele pode dar, seja qual for o nome que se dê a esse Altíssimo, ainda que Altíssimo só exista um. Quem tem essa intenção, ainda que em caminhos escuros, chegará à luz e ao Deus verdadeiro, outros, contudo, ainda que estejam no caminho mais direto e reto do cristianismo original, se não possuem essa intenção, se estiverem tentando usar o cristianismo, ao invés de deixarem que Deus os use, estão perdidos mesmo que debaixo da luz, em trevas, ainda que falando no nome de Deus. Esses não aprenderam ainda o caminho da verdadeira espiritualidade. 
      O que é espiritualidade? É a espiritualidade cristã, essa é a mais elevada, se posicionam nela os humildes que creem em Jesus. Não, meus queridos que ainda não foram “iluminados” pelo poder do evangelho, que ainda não nasceram de novo, não olhem para o cristianismo, mas olhem para Cristo, ele não mudou em dois mil anos de história, ainda que o cristianismo tenha mudado, e tantas vezes para pior. Por que o cristianismo resiste e forte mesmo corrompido? Porque Jesus está nele, e incorruptível. Por que um Deus incorruptível trabalha num meio corrompido? Por amor, e nesse amor ele tem achado seres humildes que provam de fato a verdadeira espiritualidade, a espiritualidade cristã. 

“Espiritualidade Cristã”
é um estudo dividido em 64 partes,
por favor, se possível, leia todas as reflexões 
para melhor entendimento do assunto abordado.
José Osório de Souza, 30/09/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário