sábado, novembro 21, 2020

52. Permaneçamos no amor de Deus

Espiritualidade Cristã (parte 52/64)

      “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” Mateus 22.37-40

      “Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.” João 15.9

      “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 8.38-39

      Iniciei o estudo “Espiritualidade Cristã” com Mateus 22.37-40, ele tem um assunto em comum com João 15.9, o amor. Mateus resume a velha aliança de Moisés, obrigações do homem para com Deus e com seus semelhantes, o homem deve amá-los, mas João nos fala da maior motivação que Deus tem para buscar o homem, Deus ama o homem. Quer saber o que é a mais elevada espiritualidade, seja no plano físico ou no espiritual? É permanecer no amor de Deus. João resume tudo num único versículo, Deus amou a Jesus, Jesus nos amou e nós devemos ama-lo, quem ama permanece, tem comunhão, obedece, adora, conhece e dá testemunho disso, por amor e em amor. 
      É muito difícil entendermos o amor de Deus, assim como muitos de nós até hoje não entendem a obra de Jesus, estamos presos demais a uma religiosidade de barganhas, que acha que para ter favores de Deus precisa fazer favores a ele em troca, fé por milagres, dízimos por provisão material, assiduidade em cultos por algo que apazigue almas escravizadas a remorsos. O amor de Jesus não exige nada, só pede permissão para nos amar, e quem é amado se sente satisfeito, não corre atrás de vaidades ou de prazeres passageiros. O amor liberta, quem é amado não se sente só e quem ama não se sente vazio, o amor ilumina, abre a porta para o mais alto dos conhecimentos espirituais e nos coloca perto do Altíssimo. 
      O grande desafio que temos na vida é permanecer no amor de Deus, isso quando nós mesmos, os homens, o mundo, os espíritos rebeldes, todos estão sempre tentando nos tirar dessa posição. Estar nessa posição é ser espiritual, espiritualidade não é um lugar para se chegar, mas é uma posição para se estar. Quem pensa que tem que melhorar, caminhar por um longo tempo para agradar a Deus, nunca alcançará seu objetivo, pisamos a mais elevada posição espiritual pela fé, quando nos lavamos com o “sangue” de Cristo o cordeiro de Deus e permitimos que o Espírito Santo nos conheça e se deixe conhecer por nós, numa comunhão que levaremos à eternidade, que permite que nosso espírito volte para quem o criou. 
      Quem prova isso tem a vida transformada, toma da água da vida e nunca mais desejará outro líquido espiritual ou material para satisfazer, não o corpo e a alma, mas o espírito. Quem tem essa experiência já chegou no ponto espiritual mais alto, ainda que caminhe por esse mundo, ainda que mude, não perderá jamais a referência daquele que pode alimentar para sempre o espírito, uma riqueza que bem ou prazer nenhum desse mundo ou do outro pode superar. Esse conheceu o amor de Deus e não abrirá mão dele, antes ficará, até o fim, e não existe lugar melhor para se estar que no amor de Deus, isso é mais que conhecimento espiritual, que milagres físicos, que sinais e mistérios, é a própria pessoa do Altíssimo.
      Os espíritos rebeldes, chamemos-os dos nomes que forem, diabo, Satanás, demônios, anjos caídos, arcanjos caídos, enfim, seres espirituais que nunca escarnaram e que num momento do tempo tiveram autorização de Deus para exercerem livre arbítrio, são seres que não têm direito a nada, só ao inferno. Por isso quiseram fazer com que o homem se afastasse de Deus, para terem legalidade de entrar no lugar que nem Deus pode impedir que entrem, no coração do homem se esse autorizar. Esses seres não têm outro poder senão aquele que os homens delegam a eles, e Deus não pode ir contra o livre arbítrio que ele mesmo deu aos homens, pelo menos até o juízo final, por isso o diabo tem tanto interesse no homem. 
      Esses espíritos rebeldes não querem que o homem fique no amor de Deus, pois isso simplesmente os impedem de terem poder, de ocuparem espaço no mundo. O diabo conquista o mundo não com suas mãos e seus pés, mas com as mãos e os pés dos seres humanos, enquanto esses realizam, fora do amor de Deus, injustiça, egoísmo, intolerância. Contudo, ainda que defendendo os valores morais e espirituais mais altos, o diabo conquista espaço, e essa é sua estratégia final, negando a Deus, sua mais alta posição espiritual, sua onipotência, e principalmente, sua salvação pelo nome de Jesus. Quem nega a Jesus, nega a Deus e de maneira alguma pode provar o verdadeiro amor, sem esse amor espiritualidade é impossível. 
      Por todas as coisas pela quais devemos lutar, a mais importante delas é permanecer no amor Deus, nada falta aos que se colocam nessa posição, assim como ninguém toca os amados de Jesus. E entendamos certo, no amor não existe exigência de sacrifícios, mas só compartilhamento de misericórdia. Um bom casamento é a maior bênção que podemos ter nesse mundo, mas só no amor de Deus podemos ter, administrar e manter isso com equilíbrio e paz. Que percamos tudo, bens e aprovações de homens, mas no amor de Deus sempre estaremos tranquilos, protegidos, vitoriosos, e acima de tudo, preparados para a eternidade melhor de Deus, onde nós e Jesus seremos todos um só no eterno amor do Deus Altíssimo.

“Espiritualidade Cristã”
é um estudo dividido em 64 partes,
por favor, se possível, leia todas as reflexões 
para melhor entendimento do assunto abordado.
José Osório de Souza, 30/09/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário