sábado, maio 02, 2020

Reavaliemos Criacionismo (2/30)

2. Criacionismo

      “Na tradição judaico-cristã sobre a criação divina do mundo, que é baseada em Gênesis, um ser único e absoluto, denominado Javé ou Jeová (ou Deus), perfeito, incriado, que existe por si só e não depende da existência do Universo, é o elemento central da estrutura criacionista. Exercendo seu infinito poder criativo, ele criou o Universo em seis dias e no sétimo descansou. Sempre através de palavras, no primeiro dia, ele fez a luz e separou o dia da noite; no segundo dia, ele criou o céu; no terceiro dia, a terra e o mar, as árvores e as plantas; no quarto dia, o Sol, a Lua e as estrelas; no quinto dia, os peixes e as aves; e, no sexto dia, ele criou os animais e, por fim, ele fez o homem e a mulher (Adão e Eva) à sua imagem e semelhança.“ Fonte Wikipedia 

      Criacionismo bíblico (existem crenças criacionistas de outras culturas que não as de tradição religiosa judaica-cristã) é a crença que tudo foi criado por Deus, através de ordens verbais, numa sequência e de maneira separada. Na Bíblia, a criação, do Sol, da Lua, das estrelas, da terra, do céu, do mar, dos vegetais, dos animais e do homem, é descrita no livro de Gênesis. Cada evento foi realizado em um dia, assim seis dias foram necessários e no sétimo dia Deus descansou, segue um resumo do texto bíblico:

      “No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz.” Gênesis 1.1-3

      “E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.” Gênesis 1.5

      “E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.“ “E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.” Gênesis 1.6, 8

      “E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.” Gênesis 1.12-13

      “E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.“ “E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.” Gênesis 1.16, 19

      “E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.“ “E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.” Gênesis 1.21, 23

      “E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.“ “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.” Gênesis 1.27, 31

      “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.” Gênesis 2.2

     II Pedro 3.8, “mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia”, é a primeira coisa que temos que saber para reavaliar a criação descrita em Gênesis, é uma daquelas revelações maravilhosas que Deus permitiu que estivesse na Bíblia, um toque discreto do Espírito do altíssimo para entendermos como as coisas realmente funcionam. Cristão, tema a Deus, isso é bom, é proteção e vitória, creia num Deus poderoso e próximo, ele responde prontamente aos que o buscam, mas entenda, o universo funciona dentro de leis imutáveis, criadas por Deus. Um Deus sem início e sem fim, não fica velho, não se cansa e sabe de tudo sempre, mas que para nós, seres humanos finitos, atua em grandes extensões de tempo, não em dias, em anos, mas em milhares, milhões, bilhões de anos, em eras.
      Um Deus grande faz coisas grandes em grandes eras temporais, isso não diminui a Deus, isso diminui a nós, reles criaturas humanas. Quer entender um pouco sobre Deus? Pense grande, bem, a ciência pensa grande, pensa com profundidade, investiga e comprova com rigor, a ciência não é invenção do diabo, mas do melhor do homem em sua área intelectual, o mesmo homem que a Bíblia diz que foi criado à imagem de Deus. Quer uma verdade? Junto da fé, a ciência é o que mais aproxima o homem de Deus, e eu disse aproxima, não afasta. A ciência se opõe ao criacionismo através de várias teorias, a do “Big Bang” e a do Evolucionismo são duas delas, uma sobre a criação do universo e a outra sobre a criação da natureza e do homem. Se o Evolucionismo extende a criação da vida em nossa planeta à dimensões não imagináveis, o “Big Bang” vai muito mais além.

      Georges Lemaître (1927) propôs a teoria “Big Bang” da origem do universo, embora tenha chamado de "hipótese do átomo primordial":
Big Bang ou Grande Expansão é a teoria cosmológica dominante sobre o desenvolvimento inicial do universo. Os cosmólogos usam o termo "Big Bang" para se referir à ideia de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado. Desde então tem se resfriado pela expansão ao estado diluído atual e continua em expansão atualmente. A teoria é sustentada por explicações mais completas e precisas a partir de evidências científicas disponíveis e da observação. De acordo com as melhores medições disponíveis em 2010, as condições iniciais ocorreram há aproximadamente 13,3 ou 13,9 bilhões de anos.“ Fonte Wikipedia

      O livro “A Origem das Espécies” (“On the Origin of Species”, 1859), do naturalista britânico Charles Darwin, apresenta a Teoria da Evolução:
Neste livro, Darwin apresenta evidências abundantes da evolução das espécies, mostrando que a diversidade biológica é o resultado de um processo de descendência com modificação, onde os organismos vivos se adaptam gradualmente através da selecção natural e as espécies se ramificam sucessivamente a partir de formas ancestrais, como os galhos de uma grande árvore: a árvore da vida”. “A proposta de Darwin que as espécies se originam por processos inteiramente naturais contradiz a crença religiosa na criação divina tal como é apresentada na Bíblia, no livro de Génesis. As discussões que o livro desencadeou se disseminaram rapidamente entre o público, criando o primeiro debate científico internacional da história.” Fonte Wikipedia

      O processo evolucionista, no que se refere principalmente ao homem, já provado pela ciência de forma irrefutável, através de restos de esqueletos encontrados, datação por carbono 14 etc, necessariamente não nega Deus, só abre nossas mentes para que entendamos um Deus que age diferentemente de como foi ensinado aos homens de quatro mil, dois mil ou cem anos atrás. Através do evolucionismo podemos como cristãos entender que Deus usou uma evolução física, lenta e complexa, para que o homem, o Adão mítico ou o primeiro homo sapiens, fosse alcançado e recebesse o sopro do espírito. Em milhões de anos e não em sete dias? Sim. Qual o problema disso? Não seriam os sete dias sete eras de vinte e quatro outras eras, resumidas por Moisés para facilitar o entendimento de homens que ainda não tinham um conhecimento científico desenvolvido?
      A espiritualidade não podia aguardar a ciência para ser apresentada, assim os homens registraram suas experiências espirituais da maneira que podiam entender em seus contextos intelectuais e culturais, o Espírito Santo nunca teve interesse em que a Bíblia ou qualquer outro texto sagrado fosse de caráter científico, precisamos entender e aceitar isso. Assim temos que reavaliar, não os conceitos espirituais fundamentais e absolutos, mas os materiais citados na Bíblia. Jesus nunca perderá seu lugar, mas nossa ideia do pecado entrar na humanidade porque uma Eva mítica comeu do fruto de uma árvore proibida mudará, ainda que na essência algo tenha sido feito, através da mordida de um fruto físico ou não, que desobedeceu uma ordem de Deus e que trouxe separação entre o homem e seu criador.
      Graças a Deus, hoje temos a ciência, então a usemos para entender melhor o plano de Deus, e mais, à medida que a ciência evoluir, mais ainda teremos que reavaliar nossas crenças. Que a ciência explique o que lhe cabe, a matéria, e que a fé se aproprie daquilo que não pode ser provado, o espírito. A nós, cristãos humildes e sábios, cabe guardar o conhecimento espiritual, mas de forma alguma fechar os olhos para o conhecimento material, cabe-nos, mais até que aos cientistas materialistas, harmonizar as duas coisas. Mas ainda que tenhamos a humildade para reavaliar nossas crenças com base na ciência, não nos iludamos, a ciência não sabe tudo, ainda mudará muito de opinião sobre muitas coisas, ainda que muitos arrogantemente achem que não, contudo, repito, quem deve ser humilde para aceitar o outro ponto de vista, ainda que saibamos que esse pode mudar, somos nós crentes em Deus, não os cientistas.

Esta é a 2ª de 30 partes do estudo
“Reavaliemos nossas crenças”,
se possível leia todo o estudo
para ter o entendimento correto
do “Como o ar que respiro“
sobre o assunto, obrigado.

José Osório de Souza, 13/04/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário