sábado, maio 30, 2020

Reavaliemos nossas crenças (Conclusão) (30/30)

30. Reavaliemos nossas crenças (Conclusão)

      “Examinai tudo. Retende o bem.” I Tessalonicenses 5.21

      Serei bem sincero nesta reflexão, se você chegou até aqui e leu todo o estudo “Reavaliemos nossas crenças”, você não merece menos que a minha verdade. Eu sei que toquei em pontos bem polêmicos neste estudo, evolucionismo e não criacionismo, homoafetividade não é condenada por Deus, comunicação com mortos é possível, a Bíblia contém a palavra de Deus e muita coisa nela registrada é mitologia hebréia, não verdade histórica ao pé da letra, não tenho dúvida que a grande maioria de cristãos não concordará com os pontos de vista do “Como o ar que respiro”, e muitos talvez não voltem mais ao blog depois de ler o estudo.
      Nasci em 1959, me converti ao evangelho em 1976, aos dezesseis anos, me batizei numa igreja batista (CBB), fui para o seminário teológico em 1978, junto da faculdade de análise de sistemas na PUCC, trabalhei em igrejas na área musical por muitos anos, mas também atuei como músico profissional, dono de estúdio, de escola de música e entre 2006 e 2009 trabalhei na Roland Brasil como suporte técnico de todas as linhas de produtos. Atualmente promovo musical apps para iOS (iPad e iPhone), o futuro dos instrumentos musicais, para isso tenho um blog, o “Músicos que usam iPad”, um grupo no Facebook, com o mesmo nome, e um canal no Youtube, com videos de demonstração e tutoriais de apps e teclados. 
      Esse é o resumo de minha biografia autorizada, com as melhores partes, no meio de tudo isso houve muitas lutas e buscas, erros e acertos, mas sempre em meu coração o desejo de agradar a Deus e de ter uma vida coerente, uma vida só, não duas com uma falsa para mostrar aos outros e outra derrotada para esconder. Quando entendi que o que Deus mais quer de mim é coerência, pode chamar isso de verdade pessoal, eu comecei de fato a viver, não para os homens, mas para Deus. Esse entendimento, contudo, não aconteceu depressa, e durante o tempo que demorei para tê-lo foi o tempo em que mais machuquei as pessoas, muitas até hoje não me perdoam por muitas coisas, mas Jesus morreu por mim na cruz por isso.
      Mas para que eu estou compartilhando com você minha vida? Bem, para dizer que algo que eu nunca busco no cristianismo é religião, isso nunca me bastou, e teria sido bem mais conveniente para mim, socialmente, em termos de ministério, de status religioso, se religião bastasse, principalmente trabalhando eu com música, ferramenta tão útil para pastores que querem manter igrejas cheias. Mas eu tentei, praticar o que me ensinavam, mas isso não me dava paz nem libertação, nesse ponto você é que decide, se eu desisti porque sou fraco e incrédulo, por isso me desviei, ou se desisti porque reavaliei minhas crenças e entendi que algo estava errado com elas, bem, cheguei ao assunto do estudo que estou concluindo agora.
      Um dos meus versículos bíblicos favoritos diz, “pelos frutos vos reconhecereis”, se você me acompanha aqui no blog sabe que desde maio de 2011 compartilho reflexões diárias (pelo menos até fevereiro de 2020 foram diárias), assim de duas uma, ou sou um escritor de ficção bem criativo ou de fato tenho tido experiências com Deus que me inspiram a escrever aqui no blog, e creia, o que compartilho aqui é prática de vida, não é teoria ou fantasia. As reavaliações que fiz neste estudo não são frutos de alguém que se afastou de Deus, é bem o contrário, tenho me aproximado mais e mais de Deus a cada dia, em oração, em consagração, e tenho muitos frutos disso em minha vida e na de minha esposa e minhas filhas.
      Se me desviei foi da religião, da tradição humana, da igreja cristã que já deixou bem claro que não tem vivido, não em sua maioria, uma vida agradável a Deus, ainda que templos estejam cheios, que novos ministérios apareçam a cada dia, em cada esquina das cidades, tornando o cristianismo tão popular quanto ineficiente, eficiente só para criar novos religiosos, cegos guiando cegos. Não, não compartilhei aqui todas as reavaliações que o Espírito Santo tem me levado a fazer sobre as crenças das igrejas protestantes e evangélicas, foram são as mais óbvias, vocês ainda não estão preparados para isso, talvez nunca estejam, não nesta vida, talvez sejam coisas só para mim saber, talvez. 
      Contudo, um conselho, aproximem-se mais de Deus, com todo o coração e não dependam de pastores e religião, mesmo que igrejas cristãs ainda sejam os melhores lugares para compartilharmos Jesus com o mundo. Mas “não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem”, antes, “pedi e dar-se-vos-á, buscai e encontrareis, batei e abrir-se-vos-á, porque, aquele que pede, recebe, e, o que busca, encontra, e, ao que bate, abrir-se-lhe-á” (Mateus 7.6-8). Sabe quem quer saber, ainda que quem não saiba Deus ame e abençoe do mesmo jeito, afinal, Deus nunca precisa ser reavaliado. 

Esta é a 30ª de 30 partes do estudo
“Reavaliemos nossas crenças”,
se possível leia todo o estudo
para ter o entendimento correto
do “Como o ar que respiro”
sobre o assunto, obrigado.

José Osório de Souza, 13/04/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário