segunda-feira, outubro 12, 2020

12. Deus é Espírito

Espiritualidade Cristã (parte 12/64)

      “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.João 7.38-39

      “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” João 4.24

      Comunhão com Deus gera paz e alegria em nossa alma, sentimos muita tranquilidade em nossas mentes e muita alegria em nossos corações (ou nos centros emocionais, estejam eles onde estiverem), dessa forma o que diz ouvir a voz de Deus senti-se muito bem e quer fazer bem aos outros. Quem diz que ouve Deus e sente alguma espécie de tendência violenta ou estranha, que não leve a desejar e vivenciar as melhores virtudes, ou está muito confuso, ou está ouvindo outra voz espiritual ou está mentalmente enfermo. Tenhamos muito cuidado com isso, Deus nos conhece, sabe o que é melhor para nós e sempre respeita nossos limites, ele sempre nos conduz à vida, em todas as esferas, e vida abundante. 
      Rios de água viva, eis uma metáfora perfeita para a maneira como o Espírito Santo pode fazer transbordar de nossos interiores uma satisfação ímpar, uma felicidade sem igual, como águas puras e frescas jorrando de uma fonte sem parar, águas vivas, não parador nem sujas. Isso é vida eterna, que se inicia no plano físico, no mundo, ainda com a gente encarnado, e mesmo se estivermos velhos, cansados, ou até doentes e em grandes lutas e necessidades teremos direito a isso. Isso é a essência espiritual de Deus em nós com liberdade, é a posição que teremos de maneira plena na melhor eternidade com Deus, é aquilo que Deus planeja para o homem em Jesus, o estado que o homem tinha antes de levar no Éden.
      Deus é espírito, e não só essa matéria espiritual que temos dentro de nós, que é espiritual mas está presa à carne, limitada por ela, Deus é espírito em sua mais elevada plenitude, e é para isso que ele nos chama, ainda que tenhamos uma alma e um corpo que tentam nos chamar para valores inferiores. Deus buscamos que o adorem em espírito e em verdade, sim, porque não basta ser uma experiência espiritual, os diabos e os demônios são espirituais, mas são seres ligados à rebeldia e à mentira. Em espírito, pelo Santo Espírito, e assim, em verdade. Tantos adoram em nome de Deus tantas coisas, tantos seres, homens e espíritos, em tantos lugares e de tantos jeito, se entendêssemos de fato o que Deus procura.
      Queremos uma religião, um jeito de sermos espirituais, uma maneira de anular culpas e dores, uma explicação do plano espiritual, o porquê de nossa existência nestes universos? Adoremos ao único Deus Altíssimo, pelo seu Santo Espírito que nos é dado pela salvação em Cristo, só isso basta, essa é toda a religião que agrada a Deus e que de fato é dele de maneira mais pura. Se fizermos isso, o resto, libertação de vícios, paz, amor para tratar bem as pessoas, justiça para termos um mundo bom para todos, é consequência dos rios de água viva que jorram do interior de quem adora Deus em Espírito e em verdade. Isso é tudo o que precisamos, isso é o melhor que Deus tem, isso é a verdadeira espiritualidade.
    Infelizmente o cristianismo está repleto de adoradores de símbolos, e isso há muito tempo, sim, são símbolos de coisas excelentes, genuínas, de conceitos bíblicos, de doutrinas do evangelho, do próprio Cristo, de sua obra, de seu nascimento, vida, morte e ressurreição, mas ainda assim, símbolos, e símbolos são mortos, são só cópias, ritos, não a coisa real. Ele nos lembram do real, nos ajudam a focarmos nossa fé? Sim, e não despreze quem carrega mini crucifixos em miniaturas no pescoço, Deus sabe o quanto ele ama essas pessoas e atende com carinho seus clamores, me que carreguem o que muitos cristãos protestantes chamam de “ídolos”, como se só o fato de não usarem isso em suas crenças os fizessem melhores crentes.
      Contudo, para que complicar quando na simplicidade e objetividade temos acesso ao real, ao verdadeiro? O Espírito Santo é real, é Jesus, é Deus, por isso tinha que ser enviado aos homens depois que Jesus partiu para o pai. Outras religiões até podem ser vividas pelo melhor do homem, são coisas de homens, são o homem querendo alcançar Deus, são o homem tentando se religar a Deus do seu jeito. Mas o cristianismo é diferente, ele é Deus alcançando o homem, é o jeito direto de Deus, e a verdadeira religião cristã só pode ser vivida pelo próprio Deus em nós, Deus vive em nós através de seu Espírito Santo, por ele nos chama e através dele nos eleva, entendam isso, meus queridos amigos protestantes e católicos.

“Espiritualidade Cristã”
é um estudo dividido em 64 partes,
por favor, se possível, leia todas as reflexões 
para melhor entendimento do assunto abordado.
José Osório de Souza, 30/09/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário