quinta-feira, outubro 29, 2020

29. Humildade: condição para libertação

Espiritualidade Cristã (parte 29/64)

      “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.Filipenses 2.5-11

      Humildade, realmente espiritual, não outra, que não pode ser substituída por nenhuma virtude, eis a chave para que tenhamos de fato libertação e paz, reflitamos nessa afirmação de seu fim para seu início. Libertação, todos nós precisamos de libertação de algum tipo de prisão, que nos tortura e não faz buscar algum tipo de vício para amenizar nossa dor. O que nos aprisiona? O mal que fizemos e que nos traz culpa, o mal que nos fizeram e que nos traz mágoa, o mal que imaginamos que poderá nos afligir e que nos traz ansiedade, o mal que pensamos que poderão nos fazer e que nos traz medo. Culpa, mágoa, ansiedade e medo, tudo isso nos deixa inseguros, inseguros ficamos fracos e somos aprisionados, aprisionados perdemos a liberdade de seguir em frente, construir, crescer e ter paz, à medida que buscamos prazeres falsos que nos satisfaçam, e que acabam se tornando vícios. 
      Nos transformamos em medos ambulantes, quem tem medo não ama e vê inimigos em todos, para anular isso até podemos tentar ser melhores pois nos sentimos mal, em dívida, assim procuramos largar os vícios da carne, sermos bons cidadãos, ajudar aqueles que estão em situação pior que a nossa. Podemos nos tornar caridosos assíduos em serviços sociais e religiosos, religiosos assíduos em cultos e trabalhos, crentes assíduos em jejuns e consagrações, mas ainda assim podemos não achar libertação e nem paz. Por quê? Porque podemos estar só tentando fugir do principal, substituir humildade espiritual por outras virtudes, e não é qualquer humildade, já que diante de homens podemos até parecer humildes, mas se somos ou não espiritualmente humildes só Deus sabe. Deus só nos liberta quando de fato somos humildes, e humildes não só na aparência, mas espiritualmente. 
      O que é humildade espiritual? É dobrar os joelhos para o nome de Jesus, como diz o texto inicial, e o mais maravilhoso é que aquele para o qual todos devem se dobrar ganhou essa posição porque deu o exemplo e se humilhou, assim recebe honra quem honra dá, recebe respeito, quem respeito dá. Quem tenta substituir humildade por outras virtudes o faz por vaidade, porque na verdade o que quer é receber aprovação de homens, e até de Deus ainda que do jeito errado, tentar receber algo que não se deu é impossível. Contudo, quem se humilha diante de Deus será honrado simplesmente porque não tem mais necessidade de honra, dessa forma mesmo na solidão e na clandestinidade se sentirá honrado e satisfeito. Para saciar a alma não basta tentar achar um alimento adequado, isso é impossível, primeiro porque a fome principal é espiritual, a solução é anular a fome.
      Só Jesus pode curar nossa necessidade de justiça própria que ainda que nos leve a ser bons religiosos nunca nos fará provar a verdadeira espiritualidade, só em Cristo somos humildes porque aceitá-lo como salvador implica em nos assumirmos como pecadores, sem direitos, que aceitam segui-lo sem exigências. O espiritualmente humilde em Cristo não se importa em ganhar porque já ganhou tudo, nem em perder porque sabe que nada tem valor, a não ser comunhão com o Altíssimo através de Jesus e pelo Espírito Santo. Essa é a cura para a fome principal de nossos seres. Somente humildes somos de fato espirituais em Deus, de outra forma poderemos até ter experiências espiritualistas e bem profundas, mas não com Deus e nem para a glória dele. Sigamos o exemplo de Cristo que se humilhou e recebeu de Deus a única honra que importa, que levaremos à eternidade e que nos fará de fato espirituais. 

“Espiritualidade Cristã”
é um estudo dividido em 64 partes,
por favor, se possível, leia todas as reflexões 
para melhor entendimento do assunto abordado.
José Osório de Souza, 30/09/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário