domingo, outubro 18, 2020

18. Espiritualidade e o tempo

Espiritualidade Cristã (parte 18/64)

      “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17.3

      “Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros.Mateus 19.30

      “Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.Mateus 22.14

      Amo João 17.3, é o texto lema do “Como o ar que respiro”, foi por ele que comecei o blog em 2010. Ele revela um dos mistérios mais importantes da Bíblia, senão o mais, ele responde à pergunta, “o que é a vida?”, e mais, nos diz muito sobre a verdadeira espiritualidade. Vida eterna e verdadeira espiritualidade, que são a mesma coisa, é conhecer a Deus como único Deus e Jesus como o enviado desse Deus para nos salvar. Novamente enfatizando, o sentido de conhecer a Deus no texto não é um conhecimento intelectual, mas espiritual, não é adquirir doutrinas, mas se posicionar espiritualmente.
      João 17.3 diz muito sobre a relação entre tempo e espiritualidade, porque conhecimento espiritual não está atrelado a tempo no plano físico, mas só a virtudes que nos colocam numa posição espiritual instantaneamente. Conhecer a Deus não é nos enchermos de informações, mas nos esvaziarmos delas e permitirmos que o Espírito Santo nos encha, quando estamos nessa comunhão não há tempo, e mesmo o pouco tempo nos dá todo o tempo do mundo. Conhecer a Deus não nos faz superiores aos homens, mas próximos ao Altíssimo, à medida que nos liberta da morte que é o pecado no tempo e nos dá vida eterna. 
      Para o evangélico comum ou é céu ou é inferno, para o católico ainda existe a possibilidade do purgatório, onde alguém passa um sofrimento no plano espiritual, mas passageiro, posição que pode ser mudada mesmo por influência da oração dos vivos, isso, repentinos, conforme a teologia católica. Os espíritas kardecistas e outros religiosos orientais vão além com o conceito da reencarnação, mortos podem tornar a viver no mundo com o mesmo espírito, mas em corpos diferentes, assim não existe céu nem inferno eterno, mas apenas tempos para que a pessoa reflita, mude de atitude e cresça espiritualmente. 
      Os protestantes são os que menos valorizam tempo para proporcionar evolução ao ser, para eles fé em Cristo é tudo. Cristo como único e suficiente salvador eterno é a bênção maior da verdadeira espiritualidade, mas que interpretado pelos homens pode ter um lado bom e um lado ruim. O lado bom é a segurança que independe de homens e de créditos pessoais, mas só de Deus, dando a ele toda a glória por isso. Esse lado bom é tão bom que compensa todos os outros lados, que são mais equívocos, que lados ruins, mas o lado menos bom é que muitos cristãos podem ser tornar mimados.
      Isso tem acontecido principalmente nos tempos atuais, quando o pentecostalismo se populariza, junto de suas ramificações hereges como a teoria da prosperidade, vemos nos últimos tempos crentes ociosos e pouco afeitos à caridades. Com ocioso não quero dizer vagabundo, não é isso, todos trabalham, contudo, deixam de fazer algumas coisas que são partes dos homens achando que é parte de Deus fazer. Por quê? Porque creem e acham que isso basta. Contudo, viver neste mundo é uma oportunidade especial de se viver no tempo e Deus tem um importante propósito com isso, para à salvação e para o galardão. 
      Talvez o texto mais relevante no novo testamento sobre tempo seja o do final de Mateus 19 (também presente nos evangelhos de Marcos e de Lucas), Jesus usa um antagonismo para exortar aqueles que por alguma vaidade possam se achar melhores que outros, ou com mais direitos, à eternidade e à espiritualidade. Chegar antes não basta, muitos vêm depressa para igrejas, mas nunca de fato mudam de vida, é preciso chegar com as vestes certas. A declaração no final da passagem de Mateus 22.1-14 ressalta isso, todos são convidados, e alguns no último momento, mas só os vestidos adequadamente podem ficar.
      Podemos precisar de um longo tempo neste mundo para purificar nossas intenções e nossas ações, enquanto outros já estão em igrejas, muitas vezes posando de cristãos, mas com vidas duplas, em hipocrisia e mentiras. Não nos apressemos, principalmente diante dos homens, quem salva é Deus, quem nos conhece é Deus, quem nos veste com vestidos brancos lavados com o sangue de Cristo é Deus, e tempo, para Deus, nada significa. Não se ganha espiritualidade por tempo de serviço em religiões, mas com corações humildes que querem agradar ao Altíssimo indiferentemente se os homens sabem ou concordam. 

“Espiritualidade Cristã”
é um estudo dividido em 64 partes,
por favor, se possível, leia todas as reflexões 
para melhor entendimento do assunto abordado.
José Osório de Souza, 30/09/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário