segunda-feira, outubro 05, 2020

5. Para entender a eternidade

Espiritualidade Cristã (parte 5/64)

      “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.” Apocalipse 21.1-5

      O que vou compartilhar a seguir é o que eu sinto sobre a eternidade, não é “achismo” pois eu não acho isso, eu creio em Deus, ainda que em alguns casos não possa dar texto bíblico como base, não de maneira direta. Esteja à vontade para desconsiderar, aliás, ande conforme tua fé, não pela minha, seremos julgados pelo que cremos, não pelo que os outros creem, quem crê que tenha paz nisso e não escandalize ninguém com isso dizendo que é verdade absoluta de Deus, e não só a sua interpretação pessoal. Eu creio que céu e inferno se constroem aqui, levamos daqui, mas isso não é algo que se faz só com ferramentas humanas, com pensamentos sentimentos que interpretam a realidade, os sonhos, os medos e as esperanças. 
      Não, é mais que isso, Deus conhece o homem, sua estrutura, como ele funciona e o que ele necessita, assim tudo o que permitiu que fosse registrado na Bíblia possibilita a todos os homens e de todos os tempos construírem uma eternidade dentro deles. A Bíblia não é conhecimento espiritual puro, nós não suportaríamos isso e muito menos suportariam os homens dos tempos bíblicos, mesmo os apóstolos que andaram com Cristo. Textos bíblicos são interpretação humana de revelações divinas, ainda que entreguem verdades absolutas passam por filtros subjetivos, são registrados com matéria prima emocional e racional humanas, nascem em Deus, mas frutificam no homem e o preparam para voltar a Deus. 
      A eternidade é construída em nós primeiramente quando cremos que em Jesus temos perdão para todos os nossos pecados e paz, a simplicidade do evangelho não “viaja” na doença, não procura culpados, mas entrega o remédio e avisa que cada homem tem a liberdade de tomar ou não esse remédio. Isso é simples e poderoso, por isso o cristianismo é tão especial para conduzir o homem diretamente a Deus, sem reencarnação, purgatório e muito menos inferno, só céu. Em segundo lugar passagens como a inicial de Apocalipse, que dão uma descrição do paraíso, criam em nossas mentes e em nossos corações, imagens da pós morte, imagens que Deus em sua sabedoria autorizou, assim o que o homem precisa saber revelado foi.
      Mas não basta só saber intelectualmente, frequentar cultos, ser membro oficial de igrejas, se parecer com cristão convertido, tem que ser de fato, de todo o coração e em perseverança. Só isso ultrapassará a morte do corpo, e isso é uma opinião pessoal, não penso que quem carregou o inferno em si por toda vida seja simplesmente mudado depois que morrer, nossa identidade não se perde, e no outro plano ela é mais forte já que não está presa aos limites do corpo. Se aqui podemos esquecer a dor provando um bom prato de comida, uma boa bebida, uma relação sexual, ou simplesmente tendo uma boa noite de sono, na eternidade não teremos esses escapismos físicos, mas só nossa existência mental e espiritual.
      Assim, cuidado, os que tentam vender, por um motivo ou outro, imagens de cristãos, mas que sabem que na verdade carregam infernos dentro de si, isso não irá mudar com a morte do corpo, o inferno vai junto e prevalece. Mas entenda certo, ter uma vida de lutas, ter problemas sérios, mesmo fraquezas difíceis de serem vencidas, não significa que não somos cristãos ou que temos o inferno dentro de nós. As lutas podem durar bastante, os problemas podem ser grandes, mas um dia, na vida do verdadeiro filho de Deus, terminam. Alguns mantém o inferno, apesar de todas as boas aparências, outros seguram o céu, mesmo com toda a realidade ruim, mas a verdade de cada um, só Deus conhece.
      Lá no fundo, quem vai pro céu sabe disso, e digo mais, sempre soube, já quem vai para o inferno, pode até negar a existência de qualquer coisa após a morte, mas lá em seu íntimo sabe que está em trevas, simplesmente porque não é humilde o suficiente para se render a Deus, ainda que seja um ser humano de bem em muitos aspectos. Assim, não tente ter uma religião ou buscar as referências de espiritualidade que uma ótica metafísica ensina, só por medo. Ame a Deus, com todo o teu ser, e você verá a luz do altíssimo te abraçando, te ensinando, te ajudando, te curando, te consolando, nessa luz verá a melhor eternidade de Deus e saberá que tem lugar garantido lá, não por méritos próprios, mas pelo amor de Deus. 
      Céu (ou a vida eterna) é uma construção específica de cada ser humano levantada com tijolos constituídos de uma única substância, o amor. Amor por Deus, que nos leva à santidade, amor por nós mesmos, que nos conduz à humildade, e amor pelos outros, que nos faz respeitar a todos. O que é o inferno? É a negação de tudo isso, resumindo, é impedir o amor de existir, quem não ama tem medo e que tem medo já tem o inferno dentro de si, pois não agrada a Deus com santidade, violenta a si mesmo com falta de humildade e desrespeita os outros por não lhes dar o direito de serem indivíduos livres, especiais e amados. Nada substitui o amor, o fim de todas as virtudes é o amor e sem ele nenhuma virtude é legítima. 

“Espiritualidade Cristã”
é um estudo dividido em 64 partes,
por favor, se possível, leia todas as reflexões 
para melhor entendimento do assunto abordado.
José Osório de Souza, 30/09/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário